O Hospital Ortopédico de Palmas (IOP) recebeu a certificação profissional EMRAM estágio 6. Foto: Divulgação.

O Hospital Ortopédico de Palmas (IOP), do Grupo Intensicare, recebeu a certificação profissional EMRAM (Electronic Medical Record Adoption Model), estágio 6, da HIMSS - Health Information and Management Systems Society, uma organização internacional que estimula e padroniza a adoção da tecnologia da informação no setor de saúde.

Para obter a certificação, o Hospital IOP promoveu melhorias em seus processos de integração com o apoio da consultoria Folks, especializada na preparação das instituições médicas para validação nos estágios 6 e 7 do EMRAM. 

A organização utiliza a plataforma Magic xpi com o objetivo de garantir a integração das informações médicas e laboratoriais para o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

O EMRAM define os requisitos mínimos que um hospital deve atender para a adoção e uso de tecnologias para que todas as informações provenientes de vários sistemas cheguem corretamente ao prontuário eletrônico do paciente, sendo que a integração de sistemas é um dos pontos altos exigidos. 

“Nosso trabalho para o Hospital IOP foi o de validar todas as integrações existentes, realizando uma pré auditoria que antecede à certificação e verificar se o barramento estava em conformidade com os requisitos da HIMSS. E, neste caso, o Hospital IOP cumpriu corretamente a esta exigência, porque este ambiente tecnológico possibilita que a sua equipe médica tenha acesso rápido e facilitado aos dados do paciente”, enfatiza Claudio Giulliano Alves da Costa, sócio-diretor da Folks. 

No Brasil, cerca de 20 hospitais possuem a certificação nível 6 cedida pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS).