Marcelo Dannus, CEO da Paipe. Foto: Maicon Guedes/divulgação.

A Beira Rio, indústria calçadista gaúcha, adotou soluções da Alg OS, marketplace de algoritmos de inteligência artificial recém criado pela Paipe, empresa de outsourcing e desenvolvimento de AI e machine learning.

Como a solução é nova, a calçadista, que já era cliente da empresa de tecnologia, está ajudando a validar os algoritmos através de um núcleo de inovação.

Baseado na web e voltado para indústrias, o marketplace conta com soluções que usam algoritmos, como a previsão da cotação do dólar e robôs para automatização de processos de central de atendimento, como é o caso do envio da segunda via de boletos.

A plataforma também oferece o score de clientes, que cria um ranking de classificação de acordo com o relacionamento de negócio e tem base em métricas como volume de venda e inadimplência, por exemplo.

Outro serviço disponível é a análise preditiva de venda de produtos, que serve para prever eventos, números e analisar tendências futuras através do histórico de vendas e notícias do mercado.

Na Beira Rio, as soluções estão sendo utilizadas na performance de vendas junto a varejistas e ao consumidor final, além de ser empregada em estratégias de otimização da cadeia produtiva junto aos fornecedores.

De acordo a Paipe, a intenção agora é levar a Alg OS para o mercado, mostrando as funcionalidades da plataforma para os demais segmentos da indústria.

A proposta é que as empresas acessem a plataforma de SaaS, conheçam os algoritmos, experimentem durante um período de avaliação e contratem aqueles que considerar mais interessantes para seu negócio com um valor mensal.

Segundo a companhia, a plataforma tem aplicação nas áreas financeira, comercial, cadeia logística, produção, marketing e produto.

Criada há seis anos, a Paipe está localizada em Campo Bom, município com cerca de 66 mil habitantes no Rio Grande do Sul.

A Calçados Beira Rio tem 12 unidades industriais e mais de nove mil colaboradores diretos, produzindo sete marcas, como Beira Rio Conforto, Moleca, Vizzano. A empresa exporta para mais de 85 países.