O Aeroporto de Joinville conta com mais dois voos diários da Azul. Foto: Matheus Wahl.

A partir de 11 de maio, usuários do Aeroporto de Joinville terão a opção de mais dois voos diários, exceto aos sábado, oferecidos pela Azul Linhas Aéreas. Os destinos serão Porto Alegre e Guarulhos.

O Voo Azul 5019, procedente de Brasília e Guarulhos, pousará em Joinville às 13h50 e decolará para Porto Alegre às 14h20. Já Voo Azul 5015, procedente de Porto Alegre, pousará em Joinville às 16h e decolará para Guarulhos às 16h30.

Nos dois casos, a aeronave será Embraer 190, com capacidade para 114 passageiros. Com o acréscimo, o terminal passará a contar com 12 voos diários.

Em fevereiro, representantes da Prefeitura, da Associação Empresarial de Joinville e da Infraero se reuniram com dirigentes das companhias Gol e Azul para pleitear mais voos e tarifas mais justas. 

A TAM não compareceu ao encontro, mas está em contato com a Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico (Side). Na ocasião, foram solicitados mais voos para Porto Alegre, Brasília e Rio de Janeiro e preços de passagens mais adequados.

“Os novos voos sinalizam para uma readequação de preços de passagens, e esse trabalho não para por aqui. É um importante passo, mas temos mais a conquistar”, destaca  o secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, Jalmei Duarte

O pedido de ampliação do número de voos tem como justificativa as recentes melhorias técnicas no aeroporto: a avaliação da resistência da pista (PCN –Pavement classification number), que permite o pouso de aviões com plena lotação; o sistema ILS, que reduziu o tempo dos voos; e o Sistema ELO com finger de embarque e desembarque, que representa menor tempo do avião em solo.

O aeroporto de Joinville recebeu 357 mil passageiros em 2013. A expectativa para 2014 era que o número passasse de 500 mil.