Os terminais da Bloomberg ficaram fora do ar na sexta-feira, 17. Foto: Denys Prykhodov/Shutterstock.

Os terminais da Bloomberg - utilizados para acompanhar a evolução em tempo real dos negócios e das bolsas financeiras do mundo - ficaram fora do ar na sexta-feira, 17, por um problema mundial na rede, segundo informou o serviço técnico da companhia. 

A interrupção causou transtorno para os investidores que dependem dos equipamentos para analisar o mercado de ações e fazer transações financeiras.

O apagão começou pouco depois da abertura dos mercados europeus e fez com que o Reino Unido, por exemplo, adiasse uma recompra de dívida pública de £ 3 bilhões agendada para a sexta-feira,segundo o Wall Street Journal.

No início da tarde, a Bloomberg informou por e-mail que o serviço havia sido restaurado. 

"Nós tivemos uma combinação de falhas de hardware e software na rede, o que causou um volume excessivo de tráfego. Isso levou a desconexões de clientes. Descobrimos a raiz do problema, isolamos o hardware defeituoso e reiniciamos o software. Estamos revendo nossos sistemas redundantes, que não conseguiram evitar esta perturbação", disse o comunicado.

Os terminais de informação e dados da Bloomberg são usados para transações com títulos, ações, commodities e traders cambiais, e tem como componente-chave o sistema de bate-papo, pelo qual muitos participantes do mercado se comunicam. Esse sistema também foi afetado pelas interrupções.

Vários investidores disseram que tiveram de adiar a compra e venda de títulos até depois deste fim de semana, como resultado da interrupção. Os terminais também servem como um diretório para informações de contato e muitos disseram que a interrupção tinha prejudicado severamente todos os processos.

A Bloomberg, que pertence ao ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, tem mais de 325 mil assinantes do serviço de informações globalmente, pelo qual pagam cerca de US$ 20 mil por ano.