VAREJO

COOP migra para S/4 Hana

20/04/2022 10:27

Projeto na cooperativa de supermercados e drogarias contou com a Accenture.

A COOP foi fundada há 67 anos em Santo André, São Paulo. Foto: Divulgação

Tamanho da fonte: -A+A

A COOP, cooperativa de supermercados e drogarias com atuação no estado de São Paulo, adotou o S/4 Hana, última versão do ERP da SAP, com implantação da Accenture.

Segundo a organização, os principais motivadores do projeto foram a busca por eficiência operacional, melhores práticas nos processos internos e ganhos de escala, performance e integridade dos dados.

O objetivo era utilizar o produto padrão ao máximo, com customização mínima, impactando os processos de abastecimento, precificação e promoção.

“Tínhamos todos os equipamentos dentro de uma sala na área de tecnologia e, há cerca de três ou quatro anos, optamos por levar para um data center. E, agora, aproveitando a oportunidade da implantação do SAP S/4 Hana, levamos a empresa para a nuvem, também", conta Milton Molina, gerente de TI da COOP.

A implementação aconteceu de forma remota, por causa da pandemia do coronavírus. No total, mais de 700 pessoas de áreas como financeiro, contábil e manutenção da COOP foram envolvidas no projeto.

“Quando uma implementação nova passa despercebida pelo usuário final é o que comprova que ela foi muito bem planejada e elaborada. Tivemos sucesso tanto no back office quanto na infraestrutura", avalia Molina.

Em junho de 2021, foi feito o kick-off da segunda onda, quando o projeto saiu do campo administrativo e começou a atingir o core da empresa.

A meta da cooperativa é fazer o go live para um supermercado, uma drogaria e o operador logístico em 1º de maio de 2022.

Com isso, o intuito da companhia agora é atuar em machine learning, inteligência artificial e big data, com foco em atrair clientes e alavancar o crescimento.

Fundada há 67 anos em Santo André, São Paulo, a COOP possui 31 supermercados, 78 drogarias, três postos de combustível e um centro de distribuição no Brasil.

A Accenture atua com consultoria de gestão, contabilidade, marketing e também com TI, área na qual atua com grandes implementações de ERP, por exemplo. A empresa possui cerca de 17 mil funcionários no Brasil e atende mais de 120 países.

Veja também

SAAS
Pismo agora tem VP de produtos

Alexandre Pinto, ex-Matera, assume o cargo recém criado pela empresa. 

LOGÍSTICA
Mercado Livre transporta cargas com a Gol

Serão seis aeronaves personalizadas com a cor e a logomarca do e-commerce.

MÉQUIZICE?
Vazam dados de clientes do McDonald’s

Dois hambúrgueres, nome, estado civil, endereço, e-mail, CPF e número de telefone.

AGRO
Aliare traz reforços de peso

Ex-Vivara assume como CFO e ex-Qualicorp, como diretora de gente e cultura.

TELECOM
Vivo adota soluções Salesforce

A operadora implantou quatro ferramentas para as equipes comerciais B2B e B2C.

MEIAS
Lupo terá hub de inovação

Espaço será inaugurado neste ano e contará com o Onovolab.