Joel Apolinário. Foto: divulgação.

A subsidiária brasileira da Danone, fabricante francesa de produtos alimentícios que encerrou 2012 com faturamento global de € 5,34 bilhões, alta de 4,3% ano/ano, contratou um projeto de reintegração do GKO Frete, da GKO Informática, ao ERP SAP.

A companhia  já usava a ferramenta de gerenciamento de fretes, mas ao migrar, em outubro passado para o SAP, precisou notou alguns problemas de aderência. O projeto para resolvê-los acabou culminando na expansão das funcionalidades da ferramenta.

“A Danone buscava ter um sistema que permitisse interfaces de entrada e saída do GKO Frete, além de maior controle dos fretes, com segurança de que estava pagando pelo que realmente estava contratado”, destaca a coordenadora de Projetos da GKO, Léa Pires.

O responsável pela Gestão de Custos de Frete da Danone, Joel Apolinário, conta que, quando adotou o SAP, em outubro de 2012, a empresa teve de alinhar o ERP à operação de transportadoras e filiais.

“Com a integração do GKO Frete, tivemos maior transparência em nossa governança, rastreabilidade, alinhamento financeiro com os transportadores e visibilidade da conta frete”, afirma Apolinário.

Hoje, segundo ele, o sistema de gestão de fretes interage tanto com o SAP quanto com os ERPs das transportadoras, e cada filial e unidade de negócio do Grupo Danone tem acesso à manutenção e relatórios, embora haja uma equipe de key-users definida para tratar de demandas avançadas por meio de workflow.

Com atuação em mais de 120 países, a Danone emprega aproximadamente 90 mil colaboradores e é o terceiro maior grupo alimentício da Europa e sétimo maior fabricante de alimentos do mundo.

A operação demanda uma TI forte, e a empresa não economiza na área.

Há alguns meses, a Danone Argentina implantou a solução NeoGrid Retail Intelligence (RI), da joinvilense NeoGrid, para monitoramento de 750 pontos de venda.

Não foi o primeiro contrato que a companhia catarinense, especializada em soluções de gestão da cadeia de suprimento e demanda, firmou com a gigante de alimentação.

No Brasil, a Danone utiliza também as soluções NeoGrid de EDI Mercantil, EDI Logístico e NF-e, além do próprio Retail Intelligence.