Tumblr agora é do Yahoo. Foto: reprodução.

O Yahoo, para dar uma sacudida no cenário da Internet e, de certa forma, recuperar o seu fôlego no mercado, anunciou nesta segunda-feira, 20, a compra do Tumblr, por US$ 1,1 bilhão.

Segundo aponta o Financial Times, a startup novaiorquina, comandada por David Karp, de 26 anos, continuará a ser operada independentemente, apesar da compra. De acordo com analistas, o acordo tem tudo para ser benéfico para ambos os lados.

O Tumblr, rede de microblogs que agrega elementos de rede social e compartilhamento, é um nome popular entre os jovens usuários da web. Chamando a atenção desta parcela dos internautas, o Yahoo pode dar um importante passo para ser "cool" novamente ao abrigar o Tumblr.

Ao anunciar a aquisição, a CEO do Yahoo Marissa Meyer, afirmou em nota que está empolgada com a compra, e que preservará o Tumblr da forma que os fãs desejam, pelo "acordo e promessa de não estragá-lo".

"David Karp continuará a ser o CEO. O produto, serviço e marca continuarão definidos e desenvolvidos separadamente com a mesma irreverência, esperteza e compromisso com os criadores de conteúdo", destacou a executiva.

Mesmo assim, muitos internautas não gostaram muito da ideia, respondendo rapidamente  - no próprio Tumblr - com gifs engraçados sobre suas reações à notícia.

Para acalmar os fãs do serviço, Karp rapidamente se manifestou em seu blog sobre a transação.

"Não vamos ficar lilás (a cor do Yahoo). Nossa sede não mudará. Nosso time não mudará. Nosso plano não mudará. E nossa missão certamente não mudará. O que muda? Simplesmente, o Tumblr ficará melhor mais rápido. O trabalho continua o mesmo, mas agora com mais recursos", afirmou.

Para o Tumblr, criado em 2007 e que teve sua ascensão em meados de 2009, é a chance de ter acesso a novos investimentos e desenvolver saídas e novas funcionalidades para combater a estagnação que o site vem sofrendo este ano.

Mesmo assim, segundo pesquisas de mensuração na rede, o Tumblr ainda figura entre os 20 websites mais visitados em todo o mundo.

De acordo com analistas, a rede criada por Karp ainda não desenvolveu uma forma eficaz de faturar com a publicidade em seus sites, campo no qual o Yahoo pode ajudar.

Segundo destacou o Yahoo em nota, a combinação deverá resultar em um aumento de audiência para o Yahoo de 50%, alcançando mais de 1 bilhão de visitantes mensais, com potencial de crescimento de 20%.

CRESCIMENTO

Com a aquisição do Tumblr, o Yahoo espera encontrar formas de aumentar seu portfólio de atrações, além de suas áreas mais tradicionais como e-mail e busca, conforme atesta Zachary Davis, analista da consultoria Forrester. Para Davis, fazer dinheiro com o Tumblr sem alienar a base de usuários será um desafio.

"Vai ser difícil. Ele (Tumblr) não é um serviço rentável no momento, pois se focaram basicamente em crescimento de usuários", destacou.

Ao comprar o Flickr em 2005, o Yahoo não foi bem-sucedido em aumentar o número de usuários para suas ferramenta de fotos, embora ainda sustente uma base sólida de usuários.

Por outro lado, com o crescimento do Google e Facebook, ferramentas como o Instagram registraram um grande aumento no número de usuários.