Turistas poderão adquirir chip Claro Visitors durante a Copa. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A operadora Claro anunciou uma série de serviços que estarão disponíveis para os turistas que virão ao Brasil para a Copa do Mundo.

Entre os serviços divulgados com foco na Copa está o chip pré-pago Claro Visitors. O chip é ativado no DDD da região onde for adquirido e habilitado diretamente do celular, com três opções de idiomas: português, inglês e espanhol, com menu e voice mail bilíngue (português e inglês).

Segundo o IDGNow, toda a comunicação do folheto que acompanha o produto é em inglês e o cadastro pode ser feito pelo número do passaporte.

O usuário poderá navegar com o 4GMax, caso tenha aparelho compatível com a frequência de 2,5GHz, ou na rede 3GMax, com valor de 60 reais, que contempla: 300 MB de dados, 40 torpedos internacionais, 40 torpedos nacionais, 21 minutos em ligações locais, 21 minutos para ligações de longa distância nacional e internacional, SMS grátis entre chips Claro Visitors, além do acesso gratuito ao Facebook e Twitter.

O usuário também pode aproveitar o novo serviço Claro Viagens, que auxiliará o turista quanto às informações de hotéis próximos aos estádios, pontos turísticos e transporte. 

O serviço fornece informações sobre as principais cidades brasileiras e do mundo, com destaque para as cidades-sede dos jogos de futebol no Brasil, com dicas de hospedagem, meios de locomoção e mapas com navegação, restaurantes, conveniência, além de dicas sobre os principais pontos turísticos da região. 

O Claro Viagens conta também com uma versão MMS para usuários de feature phones, em que o cliente pode escolher o tema de viagens que gostaria de receber por meio de uma assinatura semanal de R$2,99, sendo a primeira semana de utilização gratuita.

O aplicativo do serviço estará disponível a partir de junho, na versão Android, e contará com os idiomas português, inglês e espanhol, podendo atender aos turistas estrangeiros.

A partir de junho, a Claro também oferecerá o roaming internacional na rede 4G, por meio de acordos com 18 operadoras internacionais, aos visitantes estrangeiros de países da Ásia, Europa, América do Norte e América Latina. 

Em maio a Vivo passou a oferecer serviço de roaming de 4G para turistas de seis países em viagem ao Brasil: Estados Unidos, França, Rússia, Chile, Japão e Coreia do Sul.  

A previsão era que até o final do mês, o serviço estivesse também à disposição de usuários de mais sete países – Espanha, Reino Unido, Bélgica, Suíça, China, Canadá e Colômbia.

A Vivo detém a maior participação no mercado da tecnologia de quarta geração, com 41,3%, e 858 mil clientes em março, de acordo com os últimos dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A TIM é a segunda colocada, com 675 mil clientes, enquanto a Claro tem 320 mil assinantes do serviço. Em último vem a Oi, com 220 mil clientes de 4G.