Band adota solução de gerenciamento de acessos. Foto: divulgação.

O Grupo Bandeirantes implantou soluções de gerencialmente de acesso privilegiado para controlar o uso de seus sistemas e servidores, em um projeto realizado pela consultoria porto-alegrense Leverage.

Com cerca de 200 colaboradores internos - mais terceiros com privilégios de acesso ao ambiente de TI, a companhia adotou a solução Secret Server, da norte-americana Thycotic.

Segundo a empresa de comunicação, com o novo software é possível automatizar o gerenciamento e controle destes acessos, com troca periódica das senhas, aprovação de acesso, auditoria de uso e gravação de sessão, reduzindo riscos de invasões ou erros operacionais.

O projeto da Band, cujo valor de investimento não foi aberto, envolveu a capacidade de controlar o acesso dos diversos prestadores de serviço da TI.

Segundo destaca Anderson Bernardino, analista de segurança da informação da Band, acessos externos ao ambiente podem ser monitorados em tempo real e auditados sempre que necessário.

"Hoje temos total auditoria de todos os acessos dos Prestadores de Serviços. Os mesmos não tem posse da senha, aumentando o nível de segurança dos acessos externos e interno", explica o executivo.

De acordo com André Mazeron, diretor da Leverage, a falta de controle no uso de senhas de admin é uma das principais causas de incidentes de segurança, o que reforça a importância de gerenciamento de acesso privilegiado.

"Contas de serviço ou outras credenciais compartilhadas deveriam ter a senha trocada periodicamente, mas fazer este trabalho manualmente é difícil. Com o tempo e as mudanças nas equipes as organizações perdem o controle sobre quem sabe estas senhas", explica.

Com mais de 70 anos e um dos maiores grupos de comunicação do país, o Grupo Bandeirantes atua em rádio e TV, com mais de 20 emissoras de sinal digital e a produção nacional do jornal Metro.

Fundada em 2012, a Leverage tem sede em Porto Alegre atende com foco em gerenciamento de identidade, compartilhamento seguro de informações e serviços consultivos em Segurança da Informação. Entre seus clientes está Vipal, Kepler Weber, Calçados Beira-Rio e Unimed Porto Alegre.