Quase 68% dos brasileiros que compram pela web escolhem produtos dos EUA. Foto: Denys Prykhodov/Shutterstock.

Um estudo da Forrester Consultings, a pedido da FedEx Corp, sobre consumidores que fazem compras em sites estrangeiros aponta que quase 68% dos brasileiros que compram pela internet escolhem produtos dos Estados Unidos.

A China aparece como segunda opção, com 63% dos pedidos vindos do Brasil. Os eletrônicos são os itens mais pedidos, juntamente com artigos de vestuário, roupas, livros e calçados.

Com o objetivo de entender o comportamento de compra global, os pesquisadores entrevistaram mais de 9 mil pessoas em 17 países.

Segundo estimativas dos pesquisadores, o faturamento do comércio eletrônico nos países estudados passa de US$ 1 trilhão em 2014 e deve dobrar nos próximos quatro anos. 

No Brasil, o varejo on-line registrou receitas de US$ 19 bilhões no ano passado e tem expectativa de alcançar vendas de US$ 35 bilhões em 2018, o que representa um aumento de 84,2%.

Quando se trata de compras on-line, as principais preocupações dos consumidores globais são os custos de transporte (51%) e o prazo de entrega longo (47%). 

No Brasil, 52% dos entrevistados apontaram o tempo de entrega como um dos principais problemas das compras on-line, tendo em vista sua experiência pessoal. 

Na América Latina, as maiores preocupações dos compradores on-line são a segurança da transação (50%) e a possibilidade de os produtos chegarem danificados (50%).

O que constitui um prazo de entrega longo depende das expectativas dos clientes, mas a maioria dos compradores espera que a entrega aconteça entre uma e duas semanas. 

Já entre os brasileiros entrevistados, 45% disseram esperar que a entrega ocorra em duas semanas ou mais.