O Amdocs Cloud-Fusion permite que operadoras ofereçam conectividade e aplicações em nuvem. Foto: Pixabay.

A Amdocs anunciou uma nova solução chamada Amdocs Cloud-Fusion, em parceria com a Microsoft. O sistema permite que operadoras ofereçam conectividade e aplicações em nuvem para empresas e pequenos e médios negócios. 

O Amdocs Cloud-Fusion permite também ofertas aprimoradas de serviços em nuvem, como banda larga premium, otimização de redes de ampla área (WAN) e de acordos de níveis de serviço (SLAs).

A solução é resultado de uma colaboração entre a Amdocs e a Microsoft, focada em ajudar os provedores a diversificar seus serviços através de novas ofertas em nuvem para clientes corporativos.

O Amdocs Cloud-Fusion combina a infraestrutura da Azure, da Microsoft, com o Amdocs Network Cloud Service Orchestrator, que cria serviços de rede de qualquer fornecedor de funções de redes virtuais (VNF). 

A parceria facilita o acesso aos serviços de valor agregado do Azure e às soluções de terceiros disponíveis na Microsoft Azure Marketplace, através de redes de comunicação mais seguras.

A solução Cloud-Fusion oferece gerenciamento unificado, monitoramento, orquestração e garantia.

“Provedores de serviço podem ofertar uma compra em apenas uma parada para diferentes serviços híbridos de nuvem, com garantias de serviço para clientes corporativos, e simplificar o gerenciamento de serviços ponta-a-ponta através de ambientes de nuvem de telecom e públicas, melhorando assim a agilidade do serviço e reduzindo sua complexidade”, afirma Ann Hatchell, diretora de Marketing de Redes da Amdocs.

Segundo Bob De Haven, gerente geral de Comunicações Internacionais e Mídia da Microsoft, a oferta possibilita que os provedores introduzam novas ofertas de nuvem e retenham receitas que normalmente iriam diretamente para os maiores players do mercado. 

“As operadoras serão capazes de captar novos fluxos de receitas de sua base de clientes do segmento de negócios, adicionando serviços de nuvem e proporcionando o acesso a serviços de negócios de valor agregado da Microsoft Azure e soluções da Azure Marketplace”, completa.

A Amdocs, conhecida tradicionalmente pelo fornecimento de sistemas de suporte ao negócio e às operações de empresas de telecomunicações, tem avançado na criação de novas ferramentas e serviços focadas na transformação digital das operadoras.

A chamada transformação digital significa que, mais do que digitalizar processos, operar o back office ou suportar a operação, o software pode servir para abrir áreas de negócio e possibilidades de expansão para as organizações.

No caso das operadoras, isso significa fugir do que muitos prevem como um futuro sinistro como um provedor do “encanamento da internet” em direção a um papel de maior protagonismo na área de internet das coisas e distribuição de conteúdo de entretenimento, por exemplo.

Com 32 anos de mercado, a Amdocs tem mais de 24 mil funcionários em 90 países. No ano fiscal de 2015, a empresa faturou US$ 3,6 bilhões.