Eduardo Terzariol, gerente de software da PromonLogicalis. Foto: Divulgação.

A Logicalis Latin America, integradora global de serviços e soluções de TIC, lançou a plataforma Wingo, que inclui hardware, serviços e consultoria para que empresas oferecem wi-fi aos clientes. 

Com a novidade, a Logicalis incremente sua oferta de wi-fi, ampliando a possibilidade das empresas utilizarem a rede para coletar informações sobre os usuários e se comunicar com clientes conectados.

Ao combinar o acesso wi-fi à suíte de analytics R:42, o Wingo permite que as empresas ofereçam wi-fi e registrem dados sobre o comportamento dos consumidores e o envio de informações em tempo real sobre produtos e serviços.

“O Wingo é e uma plataforma completa que, por meio de uma interface gráfica, se adapta a cada empresa. Ela combina os hardwares e softwares necessários, além de conectividade, consultoria e implementação. Além disso, pode ser adquirida como serviço, reduzindo a necessidade de investimento inicial”, afirma Eduardo Terzariol, gerente de software da PromonLogicalis.

Um dos segmentos com maior potencial de uso para o Wingo é o varejo. Nesse setor, a comunicação com os clientes conectados pode ser utilizada para enviar informações de produtos com base na localização do usuário na loja ou promoções personalizadas.

“Além disso, as lojas podem verificar como o usuário se comporta dentro do espaço, analisando o tempo passado em cada lugar, o caminho percorrido e as sessões mais frequentadas do estabelecimento, por exemplo”, explica Terzariol.

Com uma solução de wi-fi no mercado desde 2013, a Logicalis conta com 500 pontos implantados no Brasil. A partir da nova plataforma, a empresa tem a meta de dobrar esse número ainda em 2016.

A combinação da solução com o uso de sensores, como beacons, faz com que a localização seja ainda mais exata. O Wingo se integra com controladores de redes sem fio, permitindo a criação e manutenção de redes wi-fisem a necessidade de acesso direto ao equipamento.

Conectando a solução ao CRM da empresa, é possível analisar com mais profundidade o perfil de consumo dos clientes e criar ações de marketing específicas.

O Wingo também se integra com as principais redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, entre outras), o que facilita o processo de autenticação e permite criar uma base de dados de grande valor para o negócio.

Apesar de ter sido desenvolvido inicialmente com equipamentos da Cisco, a plataforma pode ser integrada com outros fabricantes quando as empresas já contarem com o hardware necessário para o funcionamento do sistema.

A Logicalis Latin America, joint-venture entre o grupo brasileiro Promon e a inglesa Logicalis, tem operações na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

A empresa teve uma receita líquida de R$ 1 bilhão no Brasil em 2014, um incremento de 8% em comparação ao ano fiscal anterior. O resultado da companhia em 2015 ainda não foi divulgado.

A Logicalis conta com uma equipe de cerca de 1,3 mil profissionais e fatura aproximadamente US$ 550 milhões ao ano na América Latina.