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A Algar Telecom, empresa de TI e Telecom do grupo Algar, adotou a solução da Tibco, americana do segmento de Business Intelligence e integração de sistemas, para centralizar o seu processo de analytics em uma só ferramenta.
Até então, a companhia tinha diferentes plataformas de analytics e de relatórios em cada departamento. Com isso, cada setor poderia calcular o "mesmo" indicador de performance (KPI, na sigla em inglês) de maneiras diferentes, usando dados ou métodos de cálculo distintos.
Esse cenário levou ao aumento dos custos e à diminuição da produtividade. Sem uma única fonte para analytics e insights em toda a empresa, era difícil fornecer dados a outros departamentos para tomar decisões baseadas em dados.
A partir desse cenário, a Algar percebeu que precisava de um processo de BI forte e centralizado para permitir uma comunicação clara entre os stakeholders e capacitar os colaboradores a tomar melhores decisões.
Para isso, começou a planejar um centro de excelência de dados para aplicar análises visuais e escolheu o software Tibco Spotfire, que fornece suporte para geoanálise e exploração visual.
Agora os usuários de negócio em cada departamento interagem, colaboram e capturam os dados na ferramenta unificada para tomar decisões.
"O Centro de Excelência em Analytics da Algar está revolucionando a forma de fazer negócios. Superamos nossos benchmarks de maturidade e aumentamos os recursos de analytics em toda a empresa”, afirma Wendel de Melo Vicente, diretor de tecnologia e redes da Algar.
Com a implantação, a companhia afirma que está tomando decisões mais eficazes sobre capacidade, uso e demanda de recursos, aumentando a qualidade do serviço, reduzindo o churn e otimizando os principais investimentos, incluindo infraestrutura de rede.