Público acima dos 40 anos marca presença no e-commerce. Foto: divulgação.

Compras na internet não são mais uma prática primariamente do público jovem. Uma pesquisa divulgada nesta semana destaca que o comércio eletrônico de passagens rodoviárias está conquistando o público com mais de 40 anos.

Segundo revela a empresa de e-commerce Embarcou.com, especializada no segmento de viagens, a maioria dos compradores destas passagens é composta por mulheres de idades entre 42 e 59 anos.

De acordo com a empresa, 39% das compras realizadas no período avaliado foram feitas por pessoas entre 40 e fim dos 50 anos. A pesquisa foi realizada junto a mais de 25 mil pessoas durante o primeiro trimestre de 2013.

“Isto mostra que a internet deixou de ser um lugar intimidador para esta faixa etária tornando-se mais amigável e, principalmente, confiável”, diz o sócio da empresa, Henrique Rangel.

Segundo reporta a TI Inside, Rangel atribui esse cenário ao aumento de brasileiros com acesso a internet (128% de 2005 a 2011), ao aumento do poder aquisitivo da classe C e à facilidade de acesso ao crédito.

Conforme números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as vendas de comércio eletrônico somaram R$ 24 bilhões em 2012, alta de 29% em relação a 2011. Dos 73 milhões de brasileiros com acesso à rede, 14,1 mi declararam que já fizeram compras online.