Carros elétricos na nuvem. Foto: divulgação.

A fabricante francesa de automóveis Renault adotou a solução HP Utility Services para dar suporte ao desenvolvimento de novos serviços de telemática para seus carros elétricos.

Por meio de sua parceria com a Nissan, a Renault é o quarta maior empresa automobilística do mundo, e juntas as companhias têm atuado massivamente na produção de veículos eletrônicos.

A telemática nestes carros permite aos motoristas verificarem a carga de baterial, local da estação de recarga mais próxima, além de fornecer dados de tráfego em tempo real e aplicativos com base na computação em nuvem, como seguro por distância percorrida.

Para garantir o serviço, a Renault hospedou sua infraestrutura de TI no HP Enterprise Cloud Services, contando com gerenciamento de aplicativos técnicos.

“A emresa tem a capacidade computacional correta, com maior flexibilidade para atender às necessidades de negócio com um custo mínimo”, explica Gerald Karsenti, presidente da HP França.

A infra fica hospedada em um datacenter Tier III da HP em Grenoble, na França.

“A Renault tem acesso às mais recentes tecnologias em servidores, armazenamento, redes, energia e refrigeração da HP”, finaliza Karsenti.