Fundada em 1996, a Viveo é composta por 11 empresas. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Viveo, ex-Grupo Mafra, fabricante e distribuidora de medicamentos e materiais hospitalares, adotou soluções da Pure Storage, líder global em soluções para armazenamento de dados, com implantação da BS4IT, parceira da marca sediada em Ribeirão Preto, São Paulo.

Como a companhia cresceu significativamente ao longo dos anos, surgiram novas demandas por maior desempenho de TI, facilidade de uso e durabilidade de longo prazo, sem a necessidade de atualizações ou substituições regulares de equipamentos.

A empresa buscava transformar a rotina de processos financeiros e operacionais, além de otimizar a produtividade da equipe de TI, reduzindo o tempo gasto com gerenciamento de armazenamento de dados.

Uma das cargas mais críticas de trabalho da companhia está no departamento de emissão de notas fiscais, com mais de 4 mil notas fiscais emitidas por dia, que demandava uma tecnologia capaz de apoiar esse processo.

Com a adoção da solução da Pure, houve uma redução de seis horas para 15 minutos de processos internos e a empresa conseguiu reduzir em 50% a necessidade de espaço físico de TI.

“Assim, podemos aumentar a capacidade de atendimento em um momento tão difícil para o Brasil e para o mundo que, mais do que nunca, agora exige ainda mais agilidade e eficiência dos fornecedores hospitalares”, afirma Gregório Silveira, gerente de infraestrutura da Viveo. 

Além disso, houve redução significativa nos custos operacionais e a eliminação das cargas de trabalho de gerenciamento de dados não escalonáveis das equipes, permitindo que atividades antes realizadas em dez dias possam ser executadas entre três e cinco dias.

Com a Pure1, uma plataforma de gerenciamento e monitoramento de recursos de armazenamento baseado na nuvem para arrays da Pure Storage, a equipe de TI agora tem visibilidade de latência, largura de banda e outras métricas para gerenciar o armazenamento e as operações.

Como a empresa precisou duplicar a produção de máscaras cirúrgicas na pandemia, a adoção das soluções também teria ajudado a aliviar a pressão neste momento crítico.

“Junto com nosso parceiro BS4IT, identificamos a oportunidade de otimizar processos críticos para este player-chave no mercado de saúde e estamos muito satisfeitos com os resultados”, afirma Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil.

A Pure Storage foi fundada em 2009 e figura na Bolsa de Valores de Nova Iorque, com faturamento de US$ 1,684 bilhão e mais de 7 mil clientes no mundo. No Brasil, tem escritórios em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Além da Pure Storage, a consultoria BS4IT, em atuação desde 2007, trabalha com outras 14 marcas, como Veeam, AWS, Cisco, Dell EMC, Fortinet, Quest e Lenovo.

Fundada em 1996, a Viveo é composta pelas empresas Mafra Hospitalar, Tecnocold Vacinas, Diagnóstica Cremer, Byogene, Biogenetix, Vitalab, Heath Log, Cremer, Flexicotton, Far.me e Daviso, além de ser dona das marcas Cremer, Topz e Embramed.

Com 3,5 mil colaboradores, a companhia dá assistência a leitos em todo o território nacional e mais de 6 mil clientes, contando com mais de 210 veículos de frota própria no processo de distribuição e mais de 20 unidades operacionais e centros de distribuição.