Walter Sabini Junior e Vinicius Pessin.

Vinicius Pessin, ex-diretor do UOL Host e Walter Sabini Junior, fundador e ex-CEO da Virid, juntaram as forças para fundar uma empresa de fornecimento de plataforma de e-commerce, a E-smart.

O novo negócio nasce com um capital de US$ 10 milhões, vindo de aportes dos fundos MBP - controlado pelo próprio Sabini - e Vectis. A meta é fechar 2013 com 200 clientes e faturamento de mais de R$ 20 milhões.

Parte do capital já foi usado na aquisição da VirtualBiz, que atende mais de 50 lojas virtuais, entre elas Hering, Nutriworld e Arena.

“O nosso serviço engloba desde o desenho de uma oferta atraente até a experiência do usuário com um claro plano operacional, técnico e financeiro”, afirma Sabini.

O valor da primeira compra não foi revelado, mas Pessin garante que vem mais por aí.

“O mercado no Brasil é muito fragmentado, há espaço para consolidação”, afirma o executivo, que entrou no UOL com a compra da Plug In, em 2007, e liderou dentro da empresa a aquisição de nove provedores.

Sabini, por sua parte, vendeu a provedora de software de e-mail marketing Virid para a Experian no ano passado.

Na avaliação de Pessin, o mercado está carente de empresas de porte depois que players como Ikeda e Vertis foram adquiridos por um marketplace e uma cadeia varejista e deixaram a Vtex em uma situação “confortável”.

“Existem entre 100 e 150 empresas de porte menor, que não conseguem escalar os seus clientes. Vamos investir pesado em busca da liderança”, destaca Pessin.

Uma eventual liderança teria que acontecer no médio prazo. A Vtex, apontada por Pessin como o alvo, espera fechar o ano com faturamento de R$ 28 milhões, uma alta de 100%.

Parte da estratégia passa por oferecer um produto para pequenas empresas, que está hoje em uso por 20 clientes e devem estar plenamente disponível em 45 dias.
 
Segundo dados do e-bit, o comércio eletrônico nacional deve movimentar R$ 23,4 bilhões em 2012.

Números levantados pela AmericaEconomia Intelligence apontam que o Brasil representa 61% de todo o volume de negócios de tecnologia em e-commerce na América Latina.