Prodeb inaugura nova sala cofre para seu data center. Foto: divulgação.

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), inaugurou esta semana a sua nova sala cofre para comportar a estrutura de data center que atende os serviços de TI para o governo estadual.

Resultado de um investimento de R$ 20 milhões, o projeto foi feito pela estatal com a Aceco TI, empresa especializada em infraestrutura para data centers.

A nova sala-cofre conta com 172 metros quadrados, capazes de suportar cerca de 700 terabytes de armazenamento em seus racks. Perguntada pela reportagem do Baguete, a Prodeb não deu detalhes sobre os equipamentos usados pela estatal.

Segundo a assessoria da Prodeb, os sistemas da companhias atendem as áreas de Educação, Saúde, Segurança, Tributos e Finanças do estado. As estrutura conta com sistemas de segurança contra incêndio, umidade, sabotagem, acesso indevido, gases corrosivos e outras ameaças.

Segundo o governador Rui Costa, o equipamento faz parte da estratégia de modernizar com mais eficiência e segurança o processamento de dados dos órgãos estaduais.

"Aqui, os dados do Estado estarão seguros e nós queremos transformar a Prodeb em parceira das secretarias estaduais, em aporte de tecnologia e melhoria dos serviços", afirmou o governador.

Somada à outra sala-cofre, a nova estrutura da Prodeb totaliza mais de 200 metros quadrados e atende aos requisitos e normas de segurança para processamento e armazenamento de dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Aceco é o maior player no país em contrução e manutenção de data centers, com mais de 850 centro de dados implantados e 250 serviços de manutenção. A companhia tinha uma meta de chegar a R$ 950 milhões de faturamento no ano passado.