VAREJO

Lojas CEM aposta no S/4 Hana

20/08/2020 14:45

Varejista tradicional com faturamento de R$ 5,3 bi vai deixar para trás sistema criado internamente.

Lojas CEM aposta em comércio de rua voltado para as classes B e C. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Lojas CEM, uma rede varejista sediada no interior de São Paulo com faturamento na casa dos R$ 5,3 bilhões, está migrando seu sistema de gestão desenvolvido internamente para o S/4 Hana, última versão do ERP da SAP.

A implementação deve durar um ano e meio e está sendo tocada pela parceira Essence IT, parceira da SAP que já entregou projetos em clientes do setor de varejo como Lojas Americanas e Pão de Açúcar.

Além do ERP, a Lojas CEM tem todo um roadmap preparado de implementações de tecnologia SAP, incluindo soluções de CRM e gestão da experiência do cliente apoiado no portfólio SAP CX e SAP Qualtrics, e ainda um impulso na jornada de e-commerce com as soluções de SAP Marketing Cloud. 

A Lojas CEM também cuidará da contratação, retenção e desenvolvimento dos seus mais de 11 mil funcionários com o SAP SuccessFactors. O software fiscal é o Onesource Tax One da Thomson Reuters.

“A escolha pelo S/4 Hana levou em consideração a capacidade de estruturarmos toda a nossa inteligência de sistemas em uma só aplicação e, na sequência, vamos incluir as novas aplicações. Batizado de Everest, é um movimento que inclui todas as áreas da empresa para preparar a Lojas CEM para o crescimento projetado para os próximos 20 anos”, explica Roberto Benito Junior, diretor de TI.

A CEM é uma empresa familiar, talvez a maior no setor de varejo, com 278 lojas espalhadas entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, um centro de distribuição e o segundo em construção.

O modelo de negócio é tradicional, baseado em venda em prestações com carnês da própria empresa, pagos na loja. A empresa não trabalha com e-commerce e aposta em lojas de rua focada nas classes B e C.

É um modelo de negócio para o qual o fechamento das lojas pelo coronavírus representa um grande baque. Apesar disso, a CEM decidiu seguir com o investimento em tecnologia.

“Se por um lado a crise do coronavírus trouxe vários impactos no funcionamento da nossa operação, também permitiu maior dedicação do nosso time no planejamento da migração para o novo ERP da SAP e dar início ao projeto, o que para a Lojas CEM era um dos desafios estratégicos para o ano”, explica Benito.

A Essence tem 600 colaboradores, localizados na Zona Sul de São Paulo, atendendo 350 clientes ativos, em um lista que inclui Lojas Americanas S/A, Evino, Plano&Plano, Via Varejo, Brookfield e Grupo Pão de Açúcar.

Veja também

COMUNICAÇÃO
Via Varejo: rede social interna com Dialog

Plataforma também reúne serviços de RH para os cerca de 47 mil profissionais da companhia.

VAREJO
NFC-e chega a Santa Catarina

Koerich foi a primeira empresa a emitir a nota fiscal de consumidor eletrônica no estado.

LANÇAMENTO
XP anuncia cartão de crédito com Visa

Com produto em fase de testes, corretora está avançando em sua estratégia de banco digital.

FLEXIBILIDADE
Recco faz omnichannel com Totvs

Marca de lingerie terá mais integração entre lojas físicas e e-commerce.

VAREJO
Ancar Ivanhoe: vendas por mensagem com JET

Administradora de shoppings está oferecendo plataforma para seus lojistas seguirem com os negócios.

CLIMA
Ipiranga ouve colaboradores com Qualtrics

Além dos funcionários essencialmente presenciais, empresa tem cerca de 1,5 mil em home office.

CONTRATAÇÃO
Magazine Luiza aposta em diretor para fintech

Especialista em pagamentos, Robson Dantas chega para acelerar o projeto Magalu Pay.

NOVA ÁREA
Sonda contrata diretora executiva para varejo

Com mais de 20 anos de experiência, Pamina Jardini esteve na diretora da Wipro e da Softtek.

SAP
Farana, ex-Star IT, assume varejo na Seidor

Contratação é um dos profissionais mais experientes no tema varejo e SAP no país.

NUVEM
Credz migra para AWS com Tivit

Após adoção da bandeira Visa, empresa precisou investir em nova solução de infraestrutura.

JOGADA
Senior entra na onda fintech

Wiipo terá soluções financeiras para pessoas físicas e jurídicas baseada na folha.

CLIENTES
Dotz troca CRM da Microsoft por Salesforce

Projeto da MS foi divulgado em 2014. Nova implantação é da Triscal.

VAREJO
Marisa aposta em vendas diretas on-line

Empresa vai oferecer comissão de 5% para quem vender os produtos através de links do e-commerce.

RESULTADOS
Totvs fecha trimestre com alta de 6,7%

Companhia começa bem um ano que promete ser difícil na economia brasileira.

LOGÍSTICA
Via Varejo adquire ASAP Log

Segundo o site Brazil Journal, a negociação começou há meses e o contrato foi assinado no sábado.