INSUMOS

SinAgro adota S/4 Hana

20/08/2021 17:35

Projeto da consultoria AdopTI foi implementado em 10 meses.

Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo SinAgro, especializado em distribuição de insumos agrícolas para o cerrado, implementou o software de gestão S/4 Hana, da SAP, em um projeto conduzido pela AdopTI, consultoria paulista especializada na solução.

Segundo a empresa, a SinAgro precisava de informações confiáveis e em tempo real, padronização de processos e rotinas, assim como maior competitividade no mercado. A companhia foi, então, em busca de uma solução de gestão empresarial.

“Buscávamos uma tecnologia que nos permitisse crescer o quanto planejamos. Para isso, precisaríamos de uma ferramenta que nos desse escalabilidade, padronização e robustez nos nossos processos, além de desempenho na execução de nossas rotinas. Encontramos isso no SAP e por isso decidimos adotar”, conta Leonardo Rotta, gerente de TI do Grupo Sinagro.

A escolha incluiu o SAP ACM na gestão de comodities e processo de barter, com um objetivo ousado: permitir que a companhia seja capaz de conquistar em um mês de operação praticamente o faturamento integral do ano de 2020.   

Com a implementação iniciada em agosto de 2020, o projeto teve seu go live no dia sete de julho de 2021, contemplando as áreas de finanças, vendas, compras, operações, logística, fiscal, fluxo de caixa, tesouraria, gerenciamento de crédito, qualidade, manutenção e processos de gestão de comodities e trade.

"Contratamos um escopo robusto de backoffice, abrangendo até processos específicos para agro, como a gestão de commodites e a gestão de contratos agrícolas. Desta forma, toda a empresa tem a possibilidade de utilizar o SAP de forma integrada de acordo com os respectivos processos e áreas de negócio”, explica Rotta.

Na implementação, 60 profissionais foram alocados para atuar como KeyUsers e mais 40 pessoas, para suporte e apoio destes profissionais.

Hoje, a plataforma já é utilizada por mais de 400 colaboradores da SinAgro e, segundo a companhia, se destaca pela agilidade da informação, melhoria dos processos de gestão e adoção das melhores práticas de mercado.

“Além da agilidade conquistada na execução das atividades rotineiras, ganhamos automação em diversos processos, dispensando a interferência humana. Outros pontos que ganham destaque é a facilidade em visualizar os processos da companhia e, principalmente, a robustez nos controles financeiros, contábeis e de riscos”, destaca o gerente de TI do Grupo Sinagro.

Sediada em Ribeirão Preto, a AdopTI foi fundada em 2007 e tem um histórico de projetos em grandes clientes do setor de agronegócio, como o Grupo Terral Agro e a Usina Santo Angelo, um dos grandes processadores de cana de açúcar de Minas Gerais.

Fundado em 2001, o Grupo SinAgro tem mais de 600 colaboradores e atua nos segmentos de defensivos, fertilizantes, sementes e originação de grãos com presença nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Minas Gerais, Tocantins e Pará.

A empresa conta com 28 unidades de distribuição, quatro unidades de originação e comercialização de grãos, participação na Bioplanta, que produz fertilizantes foliares, além de uma área agrícola de 21 mil hectares destinada à produção de grãos.

Veja também

SANEAMENTO
Iguá começa a rodar S/4 Hana

ERP da SAP foi implementado remotamente pela Megawork.

PORTAS
SAP faz aproximação com Google Cloud

Google está em boa posição para entrar com força na base de clientes da SAP.

ALVOS
Meta prepara um novo salto

Empresa quer triplicar até 2024, com direito a compras e uma perspectiva de IPO.

FARMÁCIAS
Pague Menos migra para S/4 em 4 meses

Novo ERP da SAP foi implementado na rede de farmácias pela Mignow.

NUVEM
Multilaser migra para AWS

Até 2022, a companhia pretende ter 100% das operações rodando em cloud.

GARRAFAS
Evino: gestão tributária com Synchro

E-commerce de vinhos é o maior da América Latina, com R$ 281 milhões de receita.