Almir Meinerz.

A SPRO IT Solutions, parceria da SAP sediada em Curitiba, fechou a aquisição de uma participação em duas startups paranaenses: a B2K, voltada para soluções tecnológicas de sensoriamento climático, telemetria e conectividade para o campo e da Vexpro, que tem como foco o desenvolvimento de aplicativos, portais corporativos e soluções em nuvem.

A B2K tem como sócios Rodrigo Kopp, ex-gerente de operações do NOC da Oi e Nokia e Eduardo Zotto, ex-diretor de engenharia da Agres Sistemas Eletrônicos, uma companhia paranaense especializada em projetos de automação para maquinário pesado.

Já a VexPro é uma empresa com mais estrada (antes se chamava WebFocco) e tem como sócios Danilo Mesquita e Gilberto Fontes. A companhia é especializada em tecnologia da Microsoft.

Mesquita entrou na empresa em maio do ano passado, vindo da integradora de tecnologia Software One.

Com os negócios, a SPRO formou o SPRO Group, um conglomerado de empresas que abrange várias vertentes de negócios. 

Em outubro do ano passado, a SPRO já tinha feito um investimento na E-Aware Technologies, uma gaúcha startup especializada no projeto de sensores sem fio sob medida com aplicações em manufatura e agronegócio.

Participam ainda dois negócios fundados pela SPRO: a SMA, com sistemas de gestão para produtores rurais e SB1, focada no sistema de gestão para pequenas e médias B1 da SAP.

“O SPRO Group tem estratégia focada no agronegócio e na indústria, oferecendo soluções de ponta a ponta. O objetivo das aquisições é então complementar o portfólio alinhado a estratégia de crescimento da empresa”, explica Almir Meinerz, presidente-executivo da SPRO.

As novas ofertas são um bom “match” para a SPRO, que tem uma base respeitável de projetos com tecnologia SAP entregues para clientes no agronegócio, incluindo nomes como Porto Itapoá, Multilog, Votorantim e Coopercitrus.

Criada em 2008, a SPRO tem operações em Curitiba, Joinville e São Paulo.