Inauguração de nova unidade da Servopa. Foto: divulgação.

A Servopa, uma das principais parceiras de vendas e serviços da Volkswagen no Brasil, contratou a Quality para implementar um processo de automatização de tarefas (RPA, na sigla em inglês), com tecnologia da indiana AutomationEdge.

A solução está auxiliando a Servopa a agilizar processos, automatizando operações de back office, processamento de faturas, geração de relatórios e integração de sistemas de TI demandados pelos 300 mil clientes da empresa.

“Estamos no começo da jornada de automação, mas já temos melhoria na qualidade e agilidade do trabalho. Já temos uma fila de espera para robotização de novas tarefas”, afirma Celina Hara, CIO da Servopa.

A maioria dos processos de negócios manipulados manualmente trabalham com dados de clientes, faturas e coisas do gênero, espalhados por formulários em sistemas, tabelas de Excel e documentos PDF que não são integráveis a nível de sistema.

Um sistema de RPA funciona diferente de uma ferramenta de automação de workflow na medida em que o sistema "aprende" a executar a tarefa copiando os movimentos do usuário na interface gráfica.

Assim, o software pode aprender como receber um e-mail com uma fatura, copiar certos dados e depois digitar eles em um sistema.

Segundo o Gartner, cerca de 40% dos processos atuais podem ser automatizados usando o RPA.

Com oito unidades no Paraná, a Servopa Automóveis é uma das maiores revendas Volkswagen do Sul do país, chegando a ter sido premiada como uma das melhores revendas da marca no mundo.

Fundada em Pune na Índia e hoje sediada em Houston, no Texas, a AutomationEdge é uma startup em alta no mercado de RPA, tendo sido listada como um dos players de nocho do Quadrante Mágico do Gartner para o mercado lançando em 2019.

A empresa está desde outubro de 2018 no Brasil, até agora por meio da Quality, uma companhia atuante nos ramos de AMS, GRC e agora RPA com 30 anos de mercado e filiais em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

A empresa já fechou contratos de RPA com clientes como SBT, Danone, Editora Globo, Banco Paulista e outros.