Igor Rocha, diretor da Certibio. Foto: Divulgação.

A Certisign, especializada em certificação digital, lançou a Certibio, nova unidade de negócio com foco em biometria. Para liderar o setor, a empresa contratou Igor Rocha, que nos últimos quatro anos atuou na direção da área de identidade digital da Serasa Experian.

Antes, Rocha passou seis anos na Schneider Electric Brasil, em que ocupou cargos como gerente comercial e gerente de negócios digitais.

De acordo com Rocha, a Certibio funcionará como um hub que conecta múltiplos bancos de dados biométricos com múltiplos clientes em um modelo de serviço no qual os clientes pagam por consulta de validação biométrica de identidade. 

A Certibio funciona a partir do o conceito de BaaS (Biometry as a Service). Os equipamentos biométricos utilizados poderão ser de diversos fabricantes, desde que sejam homologados pela Certibio para assegurar a compatibilidade com o sistema. 

Entre fornecedores de scanners de impressão digital homologados estão Lumidigm, Futronic, Integrated Biometrics e Secugen. Para captura de biometria de face, a empresa utiliza webcams como as fornecidas pela Microsoft e Logitech.

A Certibio trabalha para viabilizar o serviço de validação de identidade usando como referência as bases dos órgãos oficiais de identificação como Institutos de Identificação Estaduais, Detrans, etc.

“Todos os segmentos serão beneficiados com esta nova tecnologia, mas acreditamos que o setor bancário, de saúde, de telecomunicação e de varejo serão os que mais procurarão, neste primeiro momento, pela biometria para garantir ainda mais segurança aos seus negócios”, acredita Rocha.

A Certisign é a autoridade certificadora líder da América Latina e especialista em identificação digital. Com mais de 1.400 pontos de atendimento por todo o Brasil, a empresa emitiu mais de 7 milhões de certificados digitais.