Huawei está cada vez mais presente no país. Foto: Divulgação.
A Huawei fechou um acordo com a USP para criar um centro de capacitação de pesquisadores e profissionais sobre o tema de cidades inteligentes na universidade estadual paulista.
As linhas de pesquisa incluirão Internet das Coisas, redes definidas por software e redes 5G, entre outras. A Huawei começou a trabalhar em parceria com a USP no ano passado.
O local será chamado Centro USP/Huawei de Internet do Futuro. O piloto da operação deve durar sete meses, capacitando 64 alunos nas formas presencial e à distância.
“O cultivo de talentos de TIC é fundamental para que o Brasil dê um salto de qualidade tecnológica e nossa parceria com a USP torna possível a criação de um time de elite em TIC no país”, disse Jackey Wang, vice presidente de Marketing e Soluções da Huawei Enterprise Brasil.
O centro USP/Huawei de Internet do Futuro terá atividades voltadas para a criação de startups a partir das ideias desenvolvidas no centro e também de testes dos conceitos no campus da USP.
Um exemplo citado é o uso de postes de iluminação do campus para experimentação de tecnologias de Internet das Coisas, por meio de uma plataforma aberta.
O conceito aplicado na USP é bastante similar ao fechado com a PUC-RS, em Porto Alegre.