Funcionários do SAP Labs.
O SAP Labs Latin America, centro de desenvolvimento e suporte da SAP sediado em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre, está preparando uma expansão das suas operações, não necessariamente no Tecnosinos, parque tecnológico da Unisinos, onde está hoje.
A informação é da jornalista Patrícia Knebel do diário gaúcho Jornal do Comércio, que falou com o diretor do SAP Labs, Dennison John, durante um evento da multinacional no México.
Ainda não há datas precisas, no entanto, e o projeto ainda terá que ser aprovado pela matriz da Alemanha, à qual os outros oito Labs da empresa no mundo estão diretamente ligados.
De qualquer forma, John já adiantou que é grande a chance da multinacional fazer essa terceira fase em outro local, disse estar avaliando algumas delas e nomeou diretamente o Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre.
John também não abriu valores, mas a primeira fase do SAP Labs, inaugurada em 2006, custou R$ 41 milhões e a segunda, em 2011, outros R$ 61 milhões. Se a empresa mantiver o ritmo, uma nova ampliação deveria acontecer em 2017.
As chances da Tecnopuc são grandes. Em 2006, o Tecnosinos levou o investimento por pouco.
De acordo com a pontuação dos finalistas, à qual a reportagem do Baguete teve acesso na época, São Leopoldo marcou 239 pontos, seguida de perto por Londrina e Porto Alegre, empatadas em 235. Mais atrás ficaram Belo Horizonte (224) e Joinville (223).
A pontuação foi concedida a partir da avaliação de uma longa lista de aspectos, que incluía custos, abundância de mão de obra, estrutura de comunicação, presença de prospects, apoio do governo e situação fiscal.