João Carlos Bolonha.

João Carlos Bolonha, ex-gerente de vendas de soluções cloud da Microsoft, acaba de assumir o cargo de diretor de vendas para a América Latina da área cloud do Google.

É uma contratação de peso. Nos últimos anos, Bolonha esteve à frente da operação de soluções Cloud da Microsoft, onde foi responsável pela implementação da área no país.

Bolonha entrou na Microsoft em 2011 vindo da Borland, onde passou por diversos cargos em uma década, saindo como diretor técnico de vendas.

A contratação acontece menos de um mês depois do Google ter anunciado a abertura do seu data center em São Paulo.

A infraestrutura da plataforma está espalhada em três zonas de São Paulo e oferece serviços de storage, networking, big data e compute, cobrando pelos serviços em reais.

A empresa garante que a novidade vai gerar melhoria de 80% a 95% na latência para três países da região: Brasil, Chile e Argentina. 

Com isso, a Google se tornou um concorrente sério no país para rivais globais como Amazon e Azure, que já tinham estruturas no país.

“O Google está vivendo um momento único no mercado, com a estruturação de componentes essenciais para o negócio, com o pagamento em moeda local, políticas comerciais e de governança simples”, afirma Bolonha.