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O Grupo Hazul, rede de concessionárias multimarca que atua no interior de São Paulo, adotou a plataforma Followize para gestão de leads e vendas.

O projeto teve início em fevereiro deste ano e, mesmo diante do cenário inesperado da pandemia, o grupo registrou recorde de vendas iniciadas pela internet entre junho e agosto, quando obteve uma média de conversão de 6%.

A porcentagem é quase o dobro do mesmo período do ano passado, quando a empresa tinha 3,7% dos leads convertidos em vendas.

Nos meses de 2020, as vendas on-line representaram 11,3% do showroom. Em junho, mais de 62% das vendas foram de carros novos, em julho, 70% e, em agosto, mais de 72%. As marcas mais vendidas foram Chevrolet, Ford, Honda e Hyundai.

Agora o objetivo do Grupo Hazul é encerrar o ano com 10% de conversão de leads em vendas.

Os números vão na contramão do mercado, já que houve uma retração de 32,6% nas vendas de veículos leves e pesados no Brasil neste ano, de acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Segundo o Grupo Hazul, a pandemia fez muitos vendedores começarem a perceber e dar valor ao cliente que chega pelo on-line.

“Neste contexto, o fato de já nos preocuparmos com os leads antes da pandemia foi essencial para segurarmos a barra e atingirmos bons resultados”, afirma Luana Maylin Bovo, gerente de marketing e web do Grupo Hazul.

O software da Followize padroniza o processo de atendimento e vendas, além de analisar o retorno das ações de marketing. Ele libera agendamentos e automação de vendas, bem como o acompanhamento de resultados por meio de relatórios detalhados por equipes e recursos.

De acordo com a gerente, a ferramenta facilitou o atendimento ao lead, além de proporcionar uma melhor organização.

“Um bom gerenciamento dos leads faz diferença em qualquer empresa. O crescimento nas vendas, mesmo em momentos de crise, pode ser uma realidade desde que se entenda onde o seu cliente está. E, hoje, ele está na internet”, afirma Anderson Gil, cofundador e diretor de marketing e negócios da Followize.

O Grupo Hazul também investe em outros meios de marketing digital para conseguir alavancar as vendas, como Facebook, Instagram e Google ADS, além de treinar seus vendedores para lidarem com esse novo cliente.

A primeira loja do Grupo Hazul foi inaugurada em 1992 e, hoje, a empresa conta com 11 unidades, representando as marcas Ford, Chevrolet, Honda, Nissan, Hyundai e Renault em sete cidades do estado de São Paulo, além de possuir locadora e funilaria.

Criada em 2014 pelos irmãos Anderson e André Gil, a Followize desenvolveu o sistema SaaS que possui mais de 280 clientes e cerca de 7 mil usuários ativos em empresas dos setores automotivo, saúde e bem-estar, educacional, imobiliário e serviços.