Robôs no parque neste sábado. Foto: flickr.com/photos/bigpicture2008.

Será realizado no sábado, 24, às 9h, no parque da Redenção, em Porto Alegre, o 3º Desafio de Energia Solar – Robô de Sucata Eletrônica.

A ação, que tem apoio de PUC-RS, Trade Recycle, Cliever Tecnologia, Vonpar e FECI, pretende divulgar a utilização de energias renováveis, através da construção e mobilidade de um protótipo de robô sustentável, movido à energia solar e confeccionado exclusivamente com peças de sucata eletrônica.

O concurso terá a participação de estudantes do Ensino Médio, Fundamental e Técnico de Porto Alegre.

O desafio é estimular os acadêmicos a desenvolverem projetos inovadores a partir de uma placa de energia solar fotovoltaica, com a finalidade de garantir o desenvolvimento autossustentável e ambiental, promovendo, assim, a reciclagem e o reuso dos componentes.

As ferramentas de sucata tecnológica para a montagem desse protótipo de robô serão compostas por peças de informática e periféricos descartados.

Nesta edição, participarão 9 escolas, distribuídas em 20 equipes, envolvendo mais de 100 estudantes do ensino médio e técnico da Capital.

Os robôs experimentais passarão por um processo de inspeção antes do início da competição, para verificar se têm realmente o uso exclusivo de sucata eletrônica.

COMPETIÇÃO

Os alunos participarão em duas categorias: "Descarte Correto" e "Inova-Ação".

A primeira é de caráter competitivo, na qual cada equipe, manuseando os seus respectivos robôs, tem até três minutos para executar a tarefa de deslocar, em cima do tablado da prova, três objetivos tridimensionais de diferentes tamanhos e pontuações, transportando-os até uma área de descarte.

A segunda categoria é de caráter demonstrativa e de apresentação livre. As equipes deverão criar um robô funcional usando apenas sucata eletrônica ou poderão ainda combinar as peças aos kits convencionais de robótica.

Todas as equipes competidoras receberão medalhas de participação.

As três primeiras colocadas na categoria Descarte Correto receberão ao final da prova também um troféu. E para a grande equipe vencedora a organização do evento entregará um prêmio especial, cinco tablets para os integrantes da equipe.