Ângulo inovativo da 13ª cidade inovadora. Foto: flickr.com/photos/thi-perini.

Uma pesquisa realizada pela Telefónica Digital e Genome divulgou 20 cidades com os ecossistemas mais propícios para inovação, e o Brasil figura na 13ª colocação, com a presença de São Paulo.

O estudo "Startup Ecossystem Report 2012" levou em consideração 50 mil "startups" de todo o mundo, incluindo companhias brasileiras como os sites de comércio eletrônico Dafiti e Netshoes.

O Vale do Silício, na Califórnia, continua a ser uma referência, ocupando o primeiro lugar, conforme aponta matéria do Valor. Além do Brasil, o Chile também aparece representando a América Latina na lista.

A capital paulista superou Moscou, Santiago e Melbourne, entre outras cidades. Das 10 cidades mais inovadoras, seis delas ficam nos Estados Unidos.

Mesmo assim, com a ocupação norte-americana na lista, o relatório mostra a ascensão de novos polos de inovação em países da América Latina, da Europa, do Oriente Médio e da Ásia.

"Esses resultados demonstram claramente como o empreendedorismo está despontando em todo o mundo. Estamos vendo, hoje, ecossistemas emergentes começando a atuar como alternativas viáveis aos centros tradicionais de inovação tecnológica", disse Gonzalo Martin-Villa, executivo-chefe da Wayra, aceleradora global de "startups" da Telefónica Digital.

SEM FUNDOS

A escassez de recursos para o financiamento de empresas novatas, entretanto, ainda é uma das deficiências.

Seja antes ou depois do lançamento de um produto, as companhias brasileiras recebem 86% menos capital que empresas iniciantes do Vale do Silício, mostra o estudo.

Essa dificuldade para obter recursos não é, no entanto, uma característica exclusiva de São Paulo.

De acordo com a pesquisa, até mesmo ecossistemas bem desenvolvidos estão sofrendo com a falta de financiamento, como Nova York.

A "grande maçã", que ocupa o 5º lugar do ranking, houve uma redução de 70% do capital de risco disponível para companhias em fase inicial, ou seja, aquelas que estão em uma etapa anterior ao lançamento de produtos no mercado.