Lotus usa Microsoft Dynamics. Foto: flickr.com/photos/12280772@N07

A Lotus F1 Team, tradicional escuderia inglesa que compete na Fórmula 1, agora usará o Microsoft Dynamics AX em sua divisão de aerodinâmica, contando com a solução para construir o seu carro para 2014.

Segundo divulga a Microsoft, a equipe escolheu a solução pela capacidade de direcionamento para cada aspecto do negócio – do gerenciamento ao design, da fabricação e do teste de mais de 20 mil partes em cada carro para analisar dados em tempo real a partir da pista de corrida.

O projeto é uma continuação da primeira fase iniciada em 2012, em que adotou o Dynamics para gerenciar sua operação de suporte, manufatura de componentes e apoio durante as corridas de forma integrada.

"O Dynamics AX ajudará a Equipe Lotus de Fórmula 1 a rastrear todos os dados desde o design até a implantação, ajudando a impulsionar a produtividade e dando a ela o limite na pista", destacou a Microsoft em nota.

Com a aplicação, a equipe será capaz de empregar requisições de material em solicitações de itens, oferecer planejamento detalhado e integrado para levar os departamentos de design, de manufatura e de túnel de vento a uma plataforma unificada.

No passado, a Lotus já foi uma das grandes equipes da Fórmula 1, com títulos nos anos 60 e 70 e pilotos campeões como Jim Clark, Emerson Fittipaldi e Mario Andretti.

Na temporada 2013, a Lotus tem em suas fileiras os pilotos finlandeses Kimi Raikkonen e Haiko Kovalaainen, assim como o francês Romain Grosjean. Na atual temporada, a Lotus ocupa a quarta colocação no mundial de construtores.