David Dias. Foto: divulgação.

A IBM Brasil, em seu plano de aumentar a presença de sua tecnologia de computação cognitiva Watson no Brasil, definiu David Dias na liderança da parte de canais e ecossistema para o Watson no país.

Na IBM há três anos, Dias antes ocupava o cargo de executivo de desenvolvimento de negócios em SaaS e ISVs. Em 2010 e 2011 ele foi executivo de vendas na HP.

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, o executivo também tem mestrado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

Além de buscar novos negócios para o Watson, Dias também terá o papel de aproximar a tecnologia de desenvolvedores e unidades de pesquisa, um ponto levantado pelo líder da divisão Watson, Fabio Scopeta, em entrevista ao Baguete este ano.

Em termos de negócios com a tecnologia, no Brasil a IBM emplacou um contrato com o Bradesco, que consistirá na adoção da interface linguística do Watson para uso no call center do banco, tornando inteligente a comunicação interna e o atendimento aos clientes.

Por falar em foco no Brasil, vale lembrar que a empresa criou no país no ano passado o Centro de Competência do Watson, que está trabalhando para ensinar português brasileiro para o sistema de computação cognitiva.