Marco Camhaji, CEO da Adianta. Foto: Divulgação.
A Adianta, fintech da área de antecipação de recebíveis e inteligência de crédito, obteve um aporte no valor de R$ 5 milhões da Osher Tech, divisão de investimentos da Osher Investimentos e Participações, especializada em crédito e com forte atuação no mercado de FIDCs (fundos de investimento em direitos creditórios).
Com isso, a Oster se soma à Yellow Ventures como sócia da Adianta. Na ativa desde março deste ano, a fintech tem foco em PMEs e oferece ao mercado um serviço digital em que a inteligência de crédito é feita internamente e a análise de risco é personalizada para cada operação.
A empresa conta com uma tecnologia proprietária baseada em machine learning e big data. A startup também teve acesso a todo o banco de dados da investidora, com mais de 1,6 milhão de notas fiscais, e informações estratégicas para análise de crédito, como históricos, score e processos.
De acordo com a companhia, a aporte de dados acelerou em pelo menos dois anos a estruturação do motor de decisão da Adianta, ao permitir a identificação de pontos fundamentais para a modelagem adequada do modelo de negócio, como fraudes e formas de combatê-las, além de reduzir os custos e o tempo da curva de aprendizado.
“No setor de fintechs é a primeira vez que vemos um player estabelecido apoiar um player do futuro, com transferência efetiva de inteligência para que cresça rapidamente e se torne líder de mercado. É um casamento perfeito entre um player tradicional e o novo mundo de crédito viabilizado pelas fintechs”, assinala Marco Rennó, sócio da Osher.