Google vende divisão de modems da Motorola para o Arris Group. Foto: divulgação.

O Google anunciou nesta quinta-feira que fechou acordo para a venda da Motorola Home, uma das divisões da Motorola Mobility, empresa que o Google adquiriu em 2011. O valor da venda ficou em US$ 2,35 bilhões.

O comprador da Motorola Home, empresa que produz modems e decodificadores para televisores, foi o Arris Group, que fez o pagamento em dinheiro e ações. Após liberação dos órgãos reguladores, a venda deve ser concluída até o segundo trimestre de 2013.

Conforme destaca a Reuters, a transação dará ao Google 15,7% de participação acionária na Arris, companhia que produz equipamentos para TV a cabo. A empresa tem sede no estado da Geórgia, nos Estados Unidos.

Segundo destacaram as empresas em comunicado, o acordo chega para ampliar o portifólio de patentes da Arris, com "ampla variedade" de patentes da Motorola.

A Home foi incorporada pelo Google em maio, como parte de sua compra da Motorola Mobility, um negócio de US$ 12,5 bilhões fechado em agosto de 2011.

Com a compra, o Google tinha o objetivo de controlar a grande carteira de patentes de telecomunicação detida pela Motorola, usando-a para impulsionar o Android.

No entanto, nos últimos meses, a empresa apresentou rendimentos abaixo do esperado, com déficit na sua operação de telefonia celular.

A venda da divisão de modems e decodificadores serve para diminuir este revés e apaziguar os investidores mais preocupados, afirmou o analista, Kerry Rice, da Needham & Co.