Santa Maria da Boca do Monte.

A Claro começou a oferecer conexão móvel 4G em Santa Maria, município de 262 mil habitantes distante 290 km de Porto Alegre. A operadora é a única a oferecer o serviço na cidade.

Com o lançamento, a empresa já atinge sete cidades no Rio Grande do Sul. 

A lista inclui também  Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Lajeado, Viamão e Farroupilha, sendo que apenas nessa última a Claro é a única fornecedora. Nas demais, a empresa compete com a Vivo.

Atualmente a Vivo tem mais da metade da base de usuários 4G no estado, com 19,5 mil assinantes. A Claro é a segunda colocada, com 9 mil assinantes.

No caso da Oi e TIM, só Porto Alegre deve contar com o serviço este ano, devido à determinação da Anatel de que as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 devem ter o sinal 4G das quatro principais operadoras até o final de dezembro.

No cenário nacional, a Claro acumula cerca de 148,1 mil acessos 4G, ficando com a terceira colocação do mercado, atrás da TIM (208 mil acessos) e Vivo (293 mil).

Além disso, para bombar o uso de seus pacotes de dados, a empresa firmou parcerias com redes sociais (Twitter, Facebook, Mobli e Joyn), isentando o consumo de banda no uso destes apps.