A Fujitsu Intelligence Technology tem sede em Vancouver. Foto: Pixabay.

A Fujitsu acaba de abrir uma nova empresa focada no desenvolvimento e implementação de estratégias para inteligência artificial. Com sede em Vancouver, no Canadá, a Fujitsu Intelligence Technology busca aumentar os negócios globais de IA da companhia ao reunir a tecnologia e as soluções da Fujitsu no Japão e em outras regiões do mundo.

“Temos muito orgulho que a Fujitsu tenha escolhido Vancouver para sua sede Global IA. O país oferece um ecossistema de tecnologia digital de classe mundial, uma força de trabalho talentosa e diversificada e uma alta qualidade de vida, o que ajudará a Fujitsu a trazer os benefícios da tecnologia de IA aos mercados globais”, afirma Ian Burney, embaixador do Canadá no Japão. 

A Fujitsu Intelligence Technology conta com apoio e cooperação dos governos da Colúmbia Britânica e do Canadá. Com seu novo AIHQ de Vancouver, a Fujitsu pretende se tornar uma participante central nos ecossistemas norte-americanos e globais do setor.

“Esta iniciativa é muito valiosa por nos ajudar na diversificação do setor de tecnologia da Columbia Britânica. A Fujitsu terá a oportunidade de colaborar com nossas universidades e instalações de pesquisa de última geração para descobrir novas maneiras pelas quais a Inteligência Artificial pode ajudar a resolver desafios locais e globais”, explica John Horgan, primeiro ministro da Província da Colúmbia Britânica

O Canadá tem sido o destino de muitos investimento em iniciativas em IA de gigantes do setor de tecnologia.

Em setembro, a Uber Technologies selecionou a cidade de Toronto, no Canadá, para receber um centro de engenharia focado em expandir as operações de carros autônomos da empresa.

A LG, fabricante sul-coreana de eletrônicos, firmou um acordo com a Universidade de Toronto em agosto para lançar um laboratório de inteligência artificial. A LG também considerou Montreal como sua localização no Canadá, mas acabou se fixando em Toronto por causa da experiência da universidade local em deep learning.

A Samsung, concorrente da LG, também anunciou o lançamento de um laboratório de IA semelhante em Toronto. 

O Facebook inaugurou em 2017 um centro de pesquisa e desenvolvimento dedicado ao tema no Canadá, mas com sede em Montreal. A cidade é um dos hubs de pesquisa no Canadá sobre IA e tem laboratórios de empresas como Microsoft e Google focados no tema.

No ano passado, o governo canadense divulgou um investimento de CAD$ 125 milhões para fomentar o tema de IA em Toronto, Montreal e Edmonton.