Grupo Boticário passa a usar QlikView. Foto: divulgação.

O Grupo Boticário, que controla as marcas O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box, implementou o software de Business Intelligence QlikView com a consultoria da Toccato.

Com mais de 700 parceiros de negócios e mais de 3,9 mil lojas espalhadas pelo país, a companhia implementou a solução para disponibilizar de forma mais eficiente informações para controle e tomada de decisão.

O projeto teve início com a compra de 6 mil licenças do produto. O valor do contrato não foi aberto pelas companhias.

De acordo com Henrique Rubem Adamczyk, CIO do Grupo Boticário, a solução de BI da Qlik foi a mais aderente às suas necessidades, com interface flexível permitindo acesso a partir de dispositivos móvel, eliminando trabalhos anteriormente efetuados em soluções não integradas.

Além disso, conforme explica Adamczyk, a solução foi adqurida pela sua fácil integração com SAP Hana, tecnologia de banco de dados usada pelo grupo. Incialmente as licenças serão distribuídas entre os franqueados da rede e funcionários que utilizam ou precisam utilizar BI.

"Por ser uma ferramenta de BI self service, nossa expectativa é conseguir maior produtividade na construção de soluções e permitir um bom grau de autonomia para o desenvolvimento de dashboards e cockpits departamentais", afirma o CIO.

De acordo com Eduardo Kfouri, VP América Latina da Qlik, já em uma segunda etapa, a ideia será permitir que a solução auxilie a área comercial e de marketing no mapeamento de oportunidades e em construção de soluções de BI em várias áreas da empresa.

"Dessa forma, será possível obter informações como, por exemplo, o cenário de vendas, a identificação das regiões com melhor desempenho e traçar, ainda, um perfil do consumidor. Todos estes dados, permitirão ao Grupo Boticário alavancar ainda mais suas análises e tomada de decisões", explica Kfouri.

A implementação do QlikView é mais uma iniciativa do grupo para otimizar e integrar seus processos. No ano passado o grupo adotou, em um projeto implementado pela InfoServer, uma nova plataforma de comunicação interna usando o ambiente Lync, da Microsoft.

Cerca de 4,6 mil colaboradores da companhia, sediada em Curitiba, passaram a se comunicar sem custo adicional e sem custo de tarifação entre estados, acessando vídeo, áudio, conferência web, salas de instant messaging e chats.

Constituído em 2010, o Grupo Boticário controla quatro unidades de negócio (O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box), com presença em nove países e uma força de trabalho composta por quase 7 mil colaboradores diretos.