Marcio Albuquerque. Foto: divulgação.

A Falker, empresa gaúcha de equipamentos e softwares para o segmento agrícola e instituições de ensino e pesquisa, passou a utilizar o SAP Business One, sistema de gestão da companhia alemã voltada a empresas de pequeno e médio porte.

A companhia passou a utilizar a aplicação após ser uma das cinco empresas escolhidas em 2014 pelo programa SAP Expoentes, da empresa alemã em parceria com a Endeavor, que faz a doação de tecnologia de ponta e mentoria de negócios.

Com o sistema, o objetivo da Falker é integrar as informações de todos os setores da organização e otimizar a sua gestão administrativa e financeira.

Com nove anos no mercado, a Falker iniciou sua atuação por meio da incubadora tecnológica da Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (Cientec), que abriu novas oportunidades para a startup desenvolver projetos em parceria com o centro de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

"Buscávamos conciliar a inovação com as demandas e especificidades do mercado agrícola, e foi então, que desenvolvemos uma linha de produtos focada na coleta e organização de informações agronômicas. Para nós, a adoção da tecnologia de gestão SAP passa ter um papel importante para profissionalizarmos cada vez mais nossa atuação”, afirma Marcio Albuquerque, sócio administrador da Falker.

Antes de utilizar a aplicação SAP Business One, a Falker fazia uso de três sistemas diferentes, com troca de informação por meio de papel para sua gestão financeira e administrativa.

"Com a nova solução sentimos que ganhamos muito mais confiabilidade nas informações usadas no dia a dia, pois todos os processos ligados a compras e estoque passaram a ser automatizados e tivemos um maior dinamismo no processo de controle interno”, diz Albuquerque.