Roberto dos Santos Rabello, diretor da RBCIH para o Rio Grande do Sul. Foto: Gelsoli Casagrande.

Roberto dos Santos Rabello, professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi nomeado como diretor da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (RBCIH) para o Rio Grande do Sul. 

A nomeação aconteceu no dia 8 de janeiro, em reunião do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis (IBCIH), que aconteceu em Brasília.

A rede, criada em 2013, busca formar um ambiente de troca de informações sobre cidades inteligentes e humanas no país, com o propósito de estimular, fomentar e implantar projetos deste segmento nas cidades filiadas, além de estimular pesquisas na área, desenvolver negócios para as empresas e promover a inclusão tecnológica da sociedade brasileira.

“Ter um representante na diretoria da RBCIH será um passo importante para o estado, para que tenhamos ações articuladas da Rede com a academia e o poder público, promovendo ações por meio de projetos alinhados com o propósito de termos cidades mais inteligentes e humanas”, comenta Rabello.

A RBCIH foi criada a partir da Frente Nacional de Prefeitos, que congrega as 350 maiores cidades brasileiras e reúne secretários e dirigentes municipais de ciência, tecnologia e inovação, bem como secretários municipais de desenvolvimento econômico.

Para criar um conceito comum e com características brasileiras sobre o tema, foram reunidas, também, universidades e setores da iniciativa privada para escrever o documento “Brasil 2030: Cidades Inteligentes e Humanas”, que busca nortear as ações em todo o país. 

No ano de 2015, foi criada uma comissão interministerial para tratar do assunto, coordenada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).