App quer ajudar usuário a encontrar vaga para carro. Foto: reprodução.

Uma iniciativa quer facilitar a vida de quem tem maus bocados para encontrar vagas de estacionamento. Criado por dois desenvolvedores de Belo Horizonte, o RemotePark é um app que encontra vagas em estacionamentos próximos em tempo real.

O projeto teve origem em 2010, atento ao crescente problema do tráfego e dos estacionamentos, principalmente nos grandes centros, como observa Sávio Moreira, um dos criadores da aplicação.

A iniciativa, que nasceu de um investimento pessoal feito em parceria com o programador Juliano Nunes, tomou forma no ano passado, quando foi implantada em regime beta junto à Minas Park, concessionária de estacionamentos na capital mineira.

Atualmente o app, disponível para iOS e Android, além da versão web, disponibiliza informações de cerca de 5 mil vagas em 40 estacionamentos da rede espalhados por Belo Horizonte.

Para os próximos meses, o plano de Sávio e de seu sócio é expandir a atuação do Remote Park, atingindo mercados com grande demanda, como Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

O primeiro passo nestas regiões é expandir a base de estabelecimentos do aplicativo. Os donos de estacionamentos podem cadastrar gratuitamente informações como endereço, preços e telefone, que ficam acessíveis ao usuário final, que também pode baixar o app gratuitamente.

De acordo com o sócio, na primeira fase, o serviço basicamente fornecerá estas informações, mas o objetivo para os próximos meses é avisar a disponibilidade de vagas em tempo real, integrando o app com os sistemas dos estacionamentos.

Com a integração, estacionamentos com controle automatizado de vagas podem avisar a disponibilidade de lugares em tempo real. Em estacionamentos sem estes sistemas, pelo app os proprietários podem notificar manualmente que há vagas disponíveis.

"Estamos entrando em contato com redes e estacionamentos independentes, oferecendo esta funcionalidade paga para a maioria dos locais cadastrados", explica.

Após a conclusão a primeira fase, com a base de estabelecimentos e finalizando a interface básica do serviço, Sávio e Juliano pretendem buscar investimentos para levar adiante as próximas etapas do serviço.

"Queremos implantar também uma solução de pagamento móvel integrada ao aplicativo, agilizando o processo de pagamento para os estacionamentos, mediante a cobrança de comissão", explica.

HÁ VAGAS?

Para Sávio, que já passou pro empresas como New Holland e Unisys e possui MBA em gerenciamento de projetos pela FGV, assim como o usuário final pode se beneficiar ao saber das vagas disponíveis em tempo real, redes podem usar o Remote Park como plataforma de divulgação e fidelização de clientes.

"Redes poderão contratar serviços do app e disponibilizar programas de pontos, pacotes e benefícios para clientes assíduos, criando assim uma base fiel de atendimento", explica.

De acordo com o executivo o ramo de estacionamentos não conta com um bom índice de fidelização, e a facilidade em encontrar locais de preferência pode ser um diferencial em cidades como São Paulo.

Na capital paulista, Em São Paulo são mais de 10 mil estabelecimentos e cerca de um milhão de vagas pagas, para um contingente de dez milhões de carros. O preço para estacionar o carro por uma hora, dependendo do local, vai de R$ 7 a até R$ 15.