Qualquer lugar, desde que tenha WiFi. Foto: flickr.com/photos/fboyd

Mais uma estatística para a lista daquelas coisas que você já suspeitava, ainda que não tivesse quantificado exatamente: para 66% dos usuários, WiFi grátis é a comodidade número 1 que os hotéis deveriam oferecer como padrão em 2013.

O dado é de um levantamento dos site de reservas Hoteis.com que ouviu 8,6 mil entrevistados em 28 países, incluindo o Brasil.

O estudo aponta ainda que para 34%, acesso gratuito à rede WiFi é o fator número um na escolha de um hotel, mesmo em viagens de lazer. Entre os viajantes a negócios o índice é ainda maior: 56% .

Apenas 11% dos viajantes ao redor do mundo disseram que estariam dispostos a pagar pelo WiFi ao se hospedar em um hotel, o que ainda é uma prática bastante comum no Brasil.

O acesso gratuito a WiFi supera a preferência por estacionamento gratuito e café da manhã de cortesia na escolha de um hotel para lazer ou viagens de negócios

"Com o aumento de companhias aéreas e aeroportos que passaram a oferecer acesso gratuito ao WiFi, os viajantes conectados esperam que essa experiência continue na chegada ao seu hotel", diz Carolina Piber, Diretora de Marketing da Hoteis.com para a América Latina.