A melhor empresa passará um período na Plug and Play, na Califórnia. Foto: Divulgação.

Nessa quinta-feira, 20, o Grupo Abril e a Plug and Play, aceleradora criada em 2006 no Vale do Silício, lançaram uma aceleradora de startups de soluções mobile com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento sólido e rápido das empresas.

Os empreendedores interessados em participar do primeiro ciclo poderão se inscrever no site da Abril Plug and Play a partir do final de fevereiro.

“O foco é encontrar pessoas com talento, determinação e boas ideias, especialmente não ligadas ao nosso core de produção e distribuição de conteúdo, e provocar um choque no modo em que fazemos negócios, irradiando a cultura empreendedora de assumir riscos e testar hipóteses. Estamos extremamente empolgados”, destaca Manoel Lemos, superintendente digital da Abril.

Os projetos serão analisados e alguns apresentarão o negócio para uma banca de avaliadores.

Os escolhidos passarão três meses na sede da Abril, em São Paulo, participando de palestras, workshops, mentorias e contato com possíveis clientes e parceiros.

Como auxílio para desenvolver e ajustar o produto ou serviço, as startups receberão o apoio de US$ 25 mil. Dessa forma, 15% de participação acionária nas startups será da Abril e da Plug and Play devido ao apoio.

Após os três meses, os empreendedores farão uma apresentação para o mercado e para os acionistas da Abril para conseguir investimento.

A que tiver o melhor desempenho passará também por um tempo na Plug and Play, em Sunnyvale, na Califórnia, e terá a oportunidade de abrir uma operação de sua empresa nos Estados Unidos.

“Vamos ajudar empreendedores não só a conquistar espaço em âmbito nacional, mas também permitir que cresçam globalmente. A Plug and Play teve a oportunidade de apoiar grandes histórias de sucesso, incluindo Paypal, Google e Dropbox. Com a Abril Plug and Play esperamos continuar nossa missão de inspirar empreendedores pelo mundo afora”, ressalta Saeed Amidi, CEO e fundador da Plug and Play.

A organização americana acolhe anualmente de 60 a 80 empresas em sua unidade.

Os negócios globais da empresa já incluem mais de 300 startups aceleradas, 180 investidores e uma grande rede de universidades e parceiros corporativos como Samsung, Volkswagen e Axel Springer.