Eduardo Pugliese.

Eduardo Pugliesi, ex-diretor Inovação e Business Intelligence da Sonda Procwork, acaba de assumir o cargo de CTO para América Latina da Software AG.

O executivo estava há seis anos na Sonda, onde havia chegado a assumir como VP interino no começo de 2017, ajudando na reestruturação da área de aplicações empresariais.

Pugliesi também trabalhou em cargos de liderança relacionados com BI na Neoris, YKP, Resource e Indra.

A entrada do novo CTO faz parte de uma reestruturação mais ampla na operação brasileira, que incluiu também a contratação de Patricia Pio, executiva de negócios responsável pela região que compreende os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Patricia, baseada no Rio de Janeiro, tem passagem em empresas como BMC, Dell e IBM.

Em janeiro, a Software AG já havia contratado Carlos Busch como novo vice-presidente da Software AG no Brasil para as ofertas de Digital Business Platform da multinacional européia.

O executivo chega à companhia após atuar na Oracle entre 2013 e 2018, onde foi diretor de customer experience no Brasil..

Antes, ele passou 12 anos no Grupo Processor, multinacional gaúcha, em que foi diretor de expansão e soluções na América Latina.

"Estamos inseridos em um mercado que está em profundo desenvolvimento, mas que ao mesmo tempo enfrenta incertezas em seu campo político-econômico, por isso contar com profissionais com a expertise”, afirma Renato Morsch, presidente e COO da Software AG na América Latina.

A Software AG é uma multinacional alemã no mercado desde os anos 70, quando lançou um banco de dados para mainframe IBM, o Adabas.

Hoje a empresa tem no portfólio uma série de softwares, em áreas como SOA e modelagem de processos de negócios, além de aplicações focadas em Internet das Coisas e AI.

Mas talvez a transição não esteja indo tão rápido como a empresa gostaria: o crescimento em 2017 foi de 0.9%, com um faturamento de 879 milhões de euros.

Isso tem se refletido em mudanças no cargo. Em nível latino americano, por exemplo, a empresa teve três líderes em dois anos.

Renato Morsch assumiu como presidente e COO da Software AG na América Latina em agosto do ano passado.

Antes, Leandro Hernández atuou na liderança da empresa por cerca de um ano e cinco meses. Já Diego Dzodan ficou na Software AG por seis meses antes de assumir o cargo de vice-presidente do Facebook para a América Latina.