Até 2021, os desenvolvedores poderão fundir aplicativos para iPhone, iPad e Mac em um único programa. Foto: Pexels.

A Apple quer facilitar o desenvolvimento de ferramentas, jogos e aplicativos para seus principais dispositivos de maneira unificada. O projeto Marzipan tem o objetivo de permitir que, em 2021, desenvolvedores possam criar um único aplicativo que funcione em iPhones, iPads e Macs.

No final de 2019, a Apple planeja permitir que os desenvolvedores levem seus aplicativos do iPad para computadores Mac através de um novo kit de desenvolvimento de software que a empresa lançará em junho. 

Os desenvolvedores ainda precisarão enviar versões separadas do aplicativo para as lojas de aplicativos iOS e Mac, mas o novo kit significará que eles não precisarão escrever o código do software subjacente duas vezes, explicam fontes da Bloomberg.

Em 2020, a Apple planeja expandir o kit para que os aplicativos do iPhone possam ser convertidos em aplicativos para Mac. Este desafio é considerado maior pela diferença mais significativa de tamanho entre as telas dos smartphones e dos computadores.

Até 2021, os desenvolvedores poderão fundir aplicativos para iPhone, iPad e Mac em um único programa. Isso significa que os desenvolvedores não terão que enviar seus trabalhos para diferentes lojas da Apple, permitindo que aplicativos para iOS possam ser baixados diretamente de computadores Mac.

Mesmo com o plano de fusão de aplicativos, a Apple afirmou à Bloomberg que não combinará o iOS e o macOS em um único sistema operacional