Bruno Maia, head de inovação do SAS América Latina. Foto: Divulgação.

O SAS, focado em serviços e soluções de análise de dados, vai inaugurar em 2019 dois ambientes voltados para inovação em sua sede brasileira, localizada em São Paulo.

A companhia vai abrir um showroom dedicado à experimentação de novas tecnologias e um novo laboratório voltado para o desenvolvimento de projetos com a comunidade de parceiros e startups. 

O objetivo é estimular o desenvolvimento de ideias orientadas a dados e analytics, trabalhando com conceitos como transformação digital e tecnologia de internet das coisas (IoT).

Enquanto o SAS Garage servirá como um ambiente de coworking para clientes e parceiros com foco no desenvolvimento de startups, o SAS Experience Zone será um showroom por meio do qual os visitantes terão acesso a um conjunto de experimentos voltados à IoT, machine learning e reconhecimento de imagens.

"Queremos oferecer um ambiente de incentivo para que as pessoas consigam, com a ajuda tecnológica e intelectual do SAS, a colocar suas ideias e experimentos em prática, voltadas para solucionar problemas do cotidiano, sejam em seus trabalhos ou em suas vidas pessoais", diz Bruno Maia, head de inovação do SAS América Latina.

No Brasil, os novos ambientes estarão em funcionamento no primeiro semestre do ano. Depois, México e Colômbia terão a mesma iniciativa no segundo semestre.

A ideia de abrir os centros tem relação com os resultados da empresa nos últimos três anos, desde o lançamento da solução SAS Viya na plataforma em nuvem do SAS, que trouxe um aprimoramento na experiência analítica, direcionando-a para processos de desenvolvimentos ágeis e experimentais.

O programa também irá fomentar outras iniciativas, como Datathons (um tipo de hackathon baseado unicamente em dados) e Meetups. 

Há ainda o Data Analytics Lab, projeto de comprovação tecnológica voltado para clientes, em que o SAS irá armazenar e analisar dados estruturados e não estruturados das empresas. O objetivo é comprovar, em um período de 10 a 12 semanas, a redução de custos e riscos utilizando tecnologias SAS em Hadoop.

O SAS foi fundado em 1976 e está no Brasil desde 1996 com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Em nível global, a empresa obteve faturamento de US$ 3,27 bilhões em 2018, estável em relação aos US$ 3,24 bilhões de 2017. A América Latina foi responsável por 4% do crescimento global no último ano.