Será que os preços baixam? Foto: flickr.com/photos/ambuj

A operadora americana DishTV deve chegar ao Brasil para abrir concorrência com o mercado atual de TV paga, conforme afirma matéria do jornal Folha de S. Paulo.

Com a entrada de mais uma empresa, estima-se que seja possível reduzir o preço dos pacotes em até 30%.

A Anatel já estaria aguardando o pedido de autorização. Para iniciar a operação, o grupo do bilionário Charles Ergen tentou negociar com operadoras locais, mas não obteve sucesso.

A controladora queria fazer uma parceria para reduzir os investimentos de entrada. Realizou conversas com a Oi e com a Telefônica, mas com as duas encontrou entraves.

Segundo a reportagem, a Telefônica tinha interesse em compartilhar os assinantes, mas venceu o leilão do 4G e deve devolver as licenças de TV, porque haverá sobreposição, o que é proibido pela legislação.

Em agosto de 2011, com um lance de R$ 145 milhões Hughes, empresa controlada pelo mesmo empresário, venceu o leilão da Anatel que lhe deu o direito de lançar um satélite em espaço brasileiro.

Pelas regras do leilão, o grupo tem cinco anos para estrear comercialmente no país. Ainda há chances de negociação com outras empresas, mas ninguém se manifestou oficialmente sobre o assunto.