Em Floripa não é só o visual lindo que é grátis: WiFi da Oi também. Foto: Graziella Hertzog.

A Oi vai instalar até o fim deste ano 30 telefones públicos com acesso gratuito e ilimitado à internet via Wi-Fi em Florianópolis.

Primeira didade do país a contar com esse serviço, a capital catarinense vem testando a tecnologia desde outubro do ano passado, com um orelhão Wi-Fi já lançado no Largo da Catedral.

O serviço, lançado em parceria com a prefeitura de Florianópolis, é gratuito e ilimitado para clientes Oi Velox, Oi Velox 3G (acima de 250MB), Oi Dados (acima de 500MB), Oi Conta Total e Oi Smartphone.

Usuários do Brasil e do exterior e clientes de outras operadoras que tenham um dispositivo compatível com tecnologia Wi-Fi, também podem se conectar à Internet utilizando a rede dos telefones, gratuitamente, mas por até 15 minutos diários.

O projeto em Florianópolis expande a estratégia Oi WiFi, lançada em novembro de 2011 e que hoje conta com mais de 30 mil hotspots de acesso à internet em todo o país.

O número leva a operadora bem à frente de concorrentes como a Claro, com 1,2 mil pontos, Vivo, com 175, e TIM, que tem 108, segundo dados do Estadão.

De acordo com divulgação da Oi, seu número de hotspots sobe a uma média de 1 mil novos pontos por semana, em locais como aeroportos, hotéis, restaurantes, cafeterias, bares e lojas de varejo.

A meta é alcançar 100 mil pontos até o fim de 2013.

A operadora garante, ainda, que sua rede, baseada em banda larga fixa, oferece capacidade de download “muito superior às redes 3G, que são suportadas por estações móveis”.

Além do país, a Oi WiFi possui contrato de roaming com parceiros internacionais, que permitem acesso a sete milhões de pontos no mundo.

Atuando em telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura, a Oi  somou, em dezembro de 2012, 74,3 milhões de Unidades Geradoras de Receitas (UGRs).

Deste total, 46,3 milhões estavam no segmento móvel pessoal, 19,1 milhões no residencial, nove milhões no corporativo e 727 mil em telefones públicos.