Oscar Salazar se tornou investidor e diretor da CargoX. Foto: Divulgação.

Em 2009, Oscar Salazar, juntamente com outros dois sócios, Travis Kalanick e Garrett Camp, co-fundou o Uber. Agora, apostando no mercado de cargas rodoviárias, Salazar se tornou investidor e diretor da CargoX

A previsão é que nos primeiros dois anos de operação, o investimento chegue a R$ 100 milhões.

Com um aplicativo com mais de 100 mil caminhoneiros autônomos registrados, a empresa vem sendo estruturada desde meados de 2015. 

“Utilizamos a ociosidade da frota autônoma do país com o cruzamento das rotas de nossos clientes para otimizar os envios. Com essa tecnologia por trás da CargoX permitimos que os embarcadores tenham uma economia inicial de até 30% no valor do frete”, esclarece Alan Rubio, diretor de Transportes da CargoX.

Para Oscar Salazar, o momento econômico que o Brasil atravessa também foi uma oportunidade para a criação da companhia. 

“As transportadoras brasileiras estão sob a pressão da crise econômica e, justamente por isso, vamos oferecer um serviço de melhor qualidade com menor custo. Para nós é o momento de apostar no país e crescer de forma exponencial, impactando positivamente no valor operacional da cadeia logística”, afirma.

Para o primeiro ano de atuação, a empresa prevê um faturamento deR$ 48 milhões.

Além de Salazar, Eddie Leshin, que atuou como diretor da C.H. Robinson e foi COO da Coyote Logistics, também é investidor e ocupa o cargo de diretor estratégico de Operações na CargoX. 

Completam o time de investidores o americano Hans Hickler, ex-CEO da DHL Express nos Estados Unidos, Valor Capital Group, Agility Logistics e Lumia Capital (fundada por Martin Gedalin, ex-Oracle e Chris Rogers, co-fundador da Nextel Communications).

O transporte rodoviário de cargas brasileiro (TRC) é responsável por mais de 65% do volume de mercadorias movimentadas no Brasil e seu custo representa cerca de 6% do PIB do país. 

Segundo dados divulgados pela CargoX, o Brasil tem uma frota excedente de aproximadamente 350 mil veículos (35%), o que gera mais de 30% de viagens com o caminhão vazio.