ÔNIBUS

Jundiaí: sistema de pagamento com ITS

21/03/2016 09:32

A ITS criou um sistema de pagamento por cartão de débito e crédito em ônibus de Jundiaí. 

A ITS criou um sistema de pagamento por cartão de débito e crédito em ônibus de Jundiaí. Foto: Paulo Grégio.

Tamanho da fonte: -A+A

A empresa ITS Tecnologia, especialista em distribuição de créditos para o transporte público, desenvolveu um sistema de pagamento por cartão de débito e crédito em linhas do terminal Vila Rami, em Jundiaí. 

A cidade paulista será a primeira do Brasil a receber o sistema financeiro dentro do transporte público, segundo a ITS. Inicialmente, a solução funcionará em dez ônibus. Ao longo do tempo, o sistema será expandido para os outros 270 ônibus da cidade. 

Com o sistema, o passageiro insere o cartão na máquina, escolhe a opção crédito ou débito, digita a senha e, em seguida, a catraca é liberada.

O objetivo é disponibilizar o acesso aos créditos eletrônicos para transporte com facilidade e gerar a redução do fluxo de dinheiro nos ônibus através do pagamento de passagens por cartão. 

De acordo com o secretário de Transportes, Wilson Folgozi, o objetivo é atingir 15% dos passageiros que ainda não possuem o cartão do Bilhete Único e utilizam dinheiro. 

“São 120 mil passageiros por dia que utilizam o transporte público. Cerca de 18 mil ainda pagam em dinheiro. Para reduzir a circulação de dinheiro no ônibus, esse público pode utilizar o cartão bancário”, explica.

O projeto realizado em Jundiaí é desenvolvido pela ITS Tecnologia, que tem parceiros como Getnet, Prodata Mobility Brasil, Skytef e Verifone na implantação.

Com quase 400 mil habitantes, Junidaí é localizada entre as cidades de São Paulo e Campinas. 

A ITS foi a primeira empresa do país a desenvolver e implementar um gateway de distribuição e pagamento para o segmento do transporte público de passageiros do país. A companhia é parceira do Moovit, maior aplicativo colaborativo de transporte público do mundo, com mais de 30 milhões de usuários em 800 cidades. 

Com a parceria firmada no final de 2014, os usuários do Moovit podem administrar os seus cartões de transporte público sem ter que sair do aplicativo.

Veja também

TRANSPORTE
Diadema adota app de ônibus CittaMobi

O aplicativo conta com cerca de 240 mil downloads e é usado em outras 6 cidades.

TRANSPORTE
Digicon: validadores para ônibus de SP

O DG Smart estará presente em 2 mil veículos até janeiro de 2015.

MOBILIDADE URBANA
Curitiba testa ônibus 100% elétrico

Os testes de desempenho do ônibus serão feitos ao longo de três meses.

VIAGEM
Decolar: passagens de ônibus com ClickBus

O Decolar.com passou a oferecer pacotes que unem passagem de ônibus e hotel.