Campanha estimula votação para o Parlamento Europeu. Foto: flickr.com/photos/european_parliament

O Facebook terá um botão para os usuários declararem que participaram das eleições em seus países. O clique em “sou eleitor”  estará disponível para os usuários brasileiros durante a corrida presidencial deste ano.

Segundo a Reuters, nos Estados Unidos o recurso já foi instalado nas eleições de 2012, vencida por Barack Obama. Na época, mais de 9 milhões de americanos clicaram no botão “I’m a voter”.

A questão é que nos Estados Unidos o voto não é obrigatório como é no Brasil, o que faz a ação ter mais sentido no país norte americano.

Em 2012, por exemplo, apenas 57,5% da população americana com direito a voto foi às urnas. Por isso, no país existem diversas campanhas que estimulam a participação nas eleições.

A Rock The Vote, fundada há mais de vinte anos, tem como principal missão estimular o engajamento político da população americana, especialmente a da parcela jovem.

O grupo utiliza música, cultura popular, novas tecnologias e organização de base para motivar e mobilizar os jovens dos Estados Unidos em relação à participação nas eleições.

Sendo assim, o botão do Facebook é mais uma forma de popularizar a ideia de ir às urnas e serve como incentivo para quem vê os amigos se envolvendo nas decisões políticas.

Já no Brasil, o botão apenas indica que o usuário foi cumprir uma obrigação.

Prevendo uma expansão do uso da nova funcionalidade, o Facebook estima que cerca de 400 milhões de pessoas vão ver a mensagem sobre o voto em seu feeds de notícias este ano - mais de um terço dos seus cerca de 1,1 bilhão de usuários ativos.

O botão irá aparecer para os eleitores que votam no Parlamento Europeu e nas eleições colombianas da próxima semana.

Para os cidadãos da Coreia do Sul, Indonésia, Suécia, Escócia e Nova Zelândia, além do Brasil, a ferramenta funcionará ainda este ano. 

O botão também aparecerá novamente para os americanos durante as eleições parlamentares de novembro.