Grupo Fleury implanta sistema mais sustentável. Foto: Divulgação.

Uma solução de TI verde para gerenciamento de impressões e documentos desenvolvida pela LSK e Xerox será implantada pelo Grupo Fleury. O sistema emprega tecnologia de cera sólida para otimizar o uso de suprimentos com maior qualidade de imagem, economia de energia e controle de resíduos.

Implantação tem como objetivo aumentar a produtividade e a sustentabilidade de 159 unidades de atendimento das seis marcas regionais do Grupo Fleury, organização de medicina e saúde.

Ao todo, são 1.160 novos equipamentos entre impressoras e multifuncionais ColorQube 8570 e 8870 integrados sob o ambiente chamado Xerox Partner Print Service (XPPS). 

Trata-se de uma plataforma de gestão que permite o monitoramento permanente de todo o ambiente, antecipando ações corretivas. O sistema busca oportunidades de economia continuada de custos a partir de um parâmetro mínimo de 50% em relação ao modelo laser utilizado anteriormente.

O emprego de cera sólida reduz em até 90% o volume de resíduos em comparação aos modelos convencionais de impressão, baseados em outro tipo de tecnologia.

A cera sólida possibilita ainda uma melhor eficiência energética, utilizando 30% a 40% menos energia para produzir o mesmo volume de páginas impressas.

A qualidade de impressão superior, mesmo em mídias recicladas, permite que os equipamentos instalados nos escritórios do Fleury também possam ser usados para aplicações mais sofisticadas, como o diagnóstico por imagem.

A solução XPPS, que fica hospedada na nuvem, integra a Xerox e a LSK em um único ambiente de monitoramento com mapeamento total da demanda de impressão. 

O painel de controle pode identificar de forma proativa falhas operacionais e mecânicas, e verifica a necessidade de troca de suprimentos e abastecimento de papel em tempo real.

“A nova plataforma vai além do que se conhece no mercado de outsourcing (terceirização) de impressão, agregando amplo conhecimento ao canal e mais informação para tomada de decisão do cliente”, explica Márcio Mattos, diretor-executivo de Canais da Xerox do Brasil. 

Segundo o gerente de sustentabilidade do Grupo Fleury, Daniel Périgo, a redução no consumo de papel e de geração de resíduos é um tema constante da agenda ambiental da empresa. 

“A LSK implantou inicialmente os equipamentos de cera sólida no Fleury, o que demonstrou ao grupo o ganho em qualidade de impressão dos diagnósticos de imagem. Em seguida identificamos a necessidade de implementação de um gerenciamento inteligente do parque, reduzindo o gasto e o tempo despendido com tarefas que não eram o core business do cliente”, conta André Venegas, diretor comercial da LSK, parceira Xerox.

O Grupo Fleury possui um portfólio com mais de 3,5 mil diferentes tipos de testes em 37 áreas diagnósticas, realizando cerca de 56 milhões de exames e atendendo 9 milhões de clientes em 2013.

A Xerox tem sede em Norwalk, Connecticut, e conta com mais de 140 mil profissionais, que atendem clientes em 180 países. A empresa atua no Brasil desde 1965 artes gráficas.

Há mais de 18 anos no mercado, a LSK é uma empresa especializada em oferta de produtos e soluções para gestão e produção de documentos.